Na noite desta quinta-feira (9) a secretária adjunta da Sectei, Andréa Freire participou da abertura da Jornada de Artes – Jart ato IV, que acontece de 9 a 12 de junho, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O evento conta com palestras, mesas de discussão, oficinas, comunicações orais seguidas de publicação e mostras de arte (música, artes visuais, teatro e dança), tanto de convidados quanto de professores, acadêmicos e demais interessados.
Para a secretária adjunta, o evento é de extrema importância para a formação cultural de toda a sociedade. “Sou formada em teatro, diretora e professora de teatro, então me sinto muito em casa aqui hoje. Não temos a menor dúvida da importância de unir cultura e educação. É a base da formação não só do artista, mas a base da educação de todo ser humano. Não temos a menor dúvida de que só a arte salva”, disse Andréa.
A abertura contou com a palestra do professor doutor Renato Ferracini, do grupo Lume-Teatro (Unicamp), com o tema “O artista docente”. Renato possui graduação em Artes Cênicas pela Unicamp (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela Unicamp. É ator-pesquisador e atualmente coordenador do Lume – Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. Ele ministrará também oficinas e apresentará seu espetáculo solo mais recente, “Dissolva-se-me”, nos dias 10 e 11 de junho.
Também estiveram presentes na mesa de abertura, a coordenadora do curso de Artes Cênicas e Dança, Flávia Cavalcante, a gerente da unidade, Kátia Figueira, representante do escritório da UEMS, Eliza Cesco, a professora coordenadora do evento, Gabriela Salvador e a acadêmica do 4º ano de Artes Cênicas e Dança da UEMS, Natali Allas.
A acadêmica Natali Allas comentou sobre as mudanças positivas que o evento trás a cada ano para o curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS. “As turmas se comunicam com o olhar diferente, nos comunicamos como colaboradoras, com agentes da educação e da arte na nossa cidade, e é uma enorme oportunidade. Vemos o quanto é importante a participação do aluno de se articular, buscar aquilo que falta, resolver a diversidade e superar isso, é uma oportunidade de se engrandecer”, defendeu a estudante.
Todas as atividades acontecem no campus da UEMS em Campo Grande, com exceção do espetáculo “Dissolva-se-me”, que acontece no Circo do Mato, e o espetáculo “Zoológico de Vidro”, no Glauce Rocha. Mais informações no site do evento, que foi criado e organizado pelos acadêmicos do quarto ano de Artes Cênicas: www.jartuems.com.br
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cidade da Páscoa inicia programação hoje nos Altos da Afonso Pena

Show de Marisa Monte em Campo Grande pode ser parcelado em até 4 vezes

JD1TV: Documentário sobre sobá será exibido na Feira Central nesta quarta-feira

Cidade da Páscoa inaugura nesta sexta-feira nos altos da Afonso Pena

Semana do teatro e circo apresentará peças gratuitas por 3 dias na Capital

Feira com participação de artesãos indígenas segue aberta

Com mais um dia de festa, Festival de Inverno de Bonito acontecerá em agosto

Com mais de 150 artesãos, feira "Mãos que Criam" inicia hoje na Capital

Cidade da Páscoa: Prefeitura promove "Páscoa da Família" nos Altos da Afonso Pena
