A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) teve em 2019 o maior número de abertura de empresas nos últimos seis anos, com um registro 11,43% superior ao ano de 2018.
Em um ano com ações efetivas para a simplificação dos processos, a Jucems teve o seu melhor ano, com 7.087 novos empreendimentos nos últimos doze meses. As mudanças da Rede Sim e da Liberdade Econômica contribuíram para que os processos de abertura e fechamento de empresas no Estado sejam mais fáceis.
O presidente da Jucems, Augusto César Ferreira de Castro, falou sobre os principais ganhos, o registro automático, que corresponde a 50% da abertura de empresas, outro ganho foi a retirada da taxa para registro de extinção e a dispensa dos procedimentos de alvará para 287 atividades consideradas de baixo risco.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, falou sobre a ação que despontou em 2019. “Tivemos grandes avanços em 2019 com a lei de Liberdade Econômica atuando na simplificação das juntas comerciais, e em 2020 queremos ampliar a integração de sistemas dos municípios com a Secretaria de Fazenda e a Jucems, assim como já ocorre com Campo Grande. Isso para que a gente consiga consolidar todos os princípios da liberdade econômica, criando um ambiente de negócio de abertura e fechamento de empresas mais favorável.”
O levantamento também mostrou que o setor de serviços se manteve como o principal segmento econômico, responsável por 62,9% das empresas abertas em 2019. Logo abaixo, o comércio com 32,6% e a indústria com 4,35%.
O setor de transporte de cargas, restaurantes, comércio de vestuário e construção de edifícios estão entre as principais atividades escolhidas no ano passado.
Na divisão por municípios, a Capital se tornou campeã em novas empresas, respondendo por 42% ou 3.005 novos Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), em seguida Dourados (11,2%), Três Lagoas (4,9%) e Ponta Porã (3,5%).
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa

Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Consumidores da Capital terão 'Campanha Nome Limpo' para quitar contas de luz em atraso

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro

Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias

Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões


Jucems, na rua Dr. Arthur Jorge, 1376 (Reprodução/Assessoria)



