Considerada o principal evento científico da América Latina, a 71ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) , que ocorrerá, entre 21 e 27 de julho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, e do prefeito Marquinhos Trad na cerimônia de abertura que ocorreu no domingo (21).
Reinaldo Azambuja destacou a importância do evento na busca de caminhos para o desenvolvimento social. “O mundo globalizado impôs a todos os setores da sociedade enormes desafios e a ciência tem papel extraordinário nessas transformações que estamos vivendo”, afirmou.
O ministro substituto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Semeghini, também participou da abertura da SBPC e falou sobre o encontro. “É oportunidade de trabalharmos de forma integrada, desenvolvendo todos os setores, para avançarmos na ciência brasileira e melhorar a vida das pessoas”, falou.
Segundo o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS), Cláudio Mendonça, a importância de participar desse evento é pela discussão profunda sobre a ciência e tecnologia no estado, “nesse evento serão discutidas a integração dos macro processos, integração da economia, em parceria com Sebrac, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e UFMS, mostrar que trabalhamos unidos, e falar da a importância de poder participar desse compartilhamento de conhecimento” afirma o superindente.
Em discurso o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad diz que fará tudo possível para que os visitantes se sintam em casa, “só assim a nossa cidade poderá receber o carinho e o desejo do retorno de todos, no nosso estande vamos colocar todos os equipamentos necessários para os convidados recebem todas as informações, como pontos turísticos da nossa cidade, assim como a disponibilização do city tour, que será gratuito para aqueles que quiserem conhecer acidade.
O reitor da UFMS, Marcelo Turini afirma já ter mais de 20 mil inscrições de participantes no evento. “Antevejo que a realização da 71° edição da reunião será um agente catalisador de profundas transformações nas estruturas legais de politicsa publicas de apoio e de execução das atividades de pesquisas desenvolvimento pra fortalecer uma universidade publica gratuita e de qualidade” finalizou.
A renião
Ao longo da semana, pesquisadores brasileiros e estrangeiros vão se reunir na universidade para apresentar resultados de pesquisas e debater estratégias de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, diante do tema: “Ciência e inovação nas fronteiras da bioeconomia, da diversidade e do desenvolvimento social”.
As inscrições para o evento, que podem ser feitas no site até 26 de julho até as 12h, ou presencialmente, às 14h. Mesmo quem se inscrever online,precisa passar na secretaria de credencialmente. O evento é aberto a todos, mas a inscrição, que é gratuita, é obrigatória para quem tiver interesse em receber certificado.
A programação científica se soma às atividades da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Educação. No total, serão realizadas, ao longo da semana, 67 conferências, 59 mesas-redondas, 40 encontros, 16 rodas de conversa, 09 sessões especiais, 05 palestras, 04 assembleias e 03 oficinas. Além disso, serão oferecidos 44 minicursos, com carga horária de 8 horas, em diversas áreas do conhecimento.
Entre os destaques da programação está o lançamento, no dia 22, da edição 2019 da Pesquisa de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, estudo realizado pela SBPC, junto ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento contará também com uma conferência do ministro Marcos Pontes, na sexta-feira, 26 de julho.
O tema do evento deste ano permeará grande parte das discussões propostas na programação, como as sessões “Biodiversidade e bioeconomia: riscos, oportunidades e o impasse brasileiro”, “Os impactos econômicos e sociais da ciência e tecnologia”, entre outras, que debaterão o potencial da biodiversidade brasileira, a flora do Mato Grosso do Sul, as mudanças climáticas, a bioeconomia como projeto mobilizador nacional e a cooperação internacional em pesquisa.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Inscrições abertas para professores temporários na Rede Estadual de MS

Com prova em janeiro, Desafio Senai oferece 40 bolsas integrais de cursos de graduação

Retorno das aulas nas escolas estaduais de MS será no dia 9 de fevereiro

UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU

Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025


O evento traz uma programação com mais de 250 atividades, com a participação de pesquisadores renomados, nacionais e internacionais (Edemir Rodrigues)




