Menu
Menu
Busca sexta, 04 de julho de 2025
Educação

"Avaliação da alfabetização será feita por amostragem", diz ministro

As novidades foram apresentadas nesta quinta-feira (2) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub

02 maio 2019 - 14h54Graziella Almeida com informações da Agência Brasil    atualizado em 02/05/2019 às 16h15

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) deste ano terá novidades. Os testes de ciências da natureza e ciências humanas para estudantes do 9º ano e a avaliação da alfabetização do 2º ano do ensino fundamental serão feitos por amostragem.

É a primeira vez que os testes de ciências são aplicados para estudantes do 9° ano. Já a avaliação da alfabetização era aplicada de forma censitária até 2016, ou seja, para todos estudantes do 3° ano, no período de dois em dois anos, nos anos pares.

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, e a previsão de que os estudantes devem ser alfabetizados até o 2° ano, o governo decidiu unificar essa avaliação com as demais, aplicadas nos anos ímpares. Para tanto, optou por cancelar a avaliação prevista para 2018, e implementá-la em 2019 para estudantes do 2º ano.

No entanto, em vez de aplicar para todos estudantes, como era feito até então, o Ministério da Educação optou por realizar testes por amostragem.

As novidades foram apresentadas nesta quinta-feira (2) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e as diretrizes foram publicadas no Diário Oficial da União.

“O que queremos [por meio do Saeb] é saber se as crianças estão aprendendo no ritmo [adequado]. Por isso faremos uma avaliação da alfabetização do 2° ano do ensino fundamental”, disse o ministro, em entrevista coletiva..

“Temos que pegar [recuperar] a criança que está ficando para trás e medir o que está acontecendo de certo e de errado”, acrescentou.

Segundo Weintraub, o ideal seria fazer a avaliação com todos os estudantes. “Se eu tivesse plenos poderes, faria universal todos os anos”, disse, ao justificar a pesquisa pela necessidade de o governo cortar gastos.

Saeb

O Saeb é formado por um conjunto de avaliações relativas à qualidade da educação do país, que permitem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fazer diagnósticos sobre educação básica do país.

A partir das análises, busca-se identificar fatores que possam interferir no desempenho do estudante, de modo a subsidiar políticas públicas para o setor. É por meio das médias de desempenho do Saeb e de dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar que se compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O orçamento previsto para avaliar 7 milhões de crianças é de R$ 500 milhões. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Coelho Vicenzi, “a melhoria da educação básica “provoca melhoria imediata na saúde e na educação do país”.

As avaliações serão aplicadas entre 21 de outubro e 1° de novembro em todas as unidades da federação, por meio de questionários que serão enviados a secretarias estaduais e municipais; diretores, professores e alunos das escolas; profissionais que acompanham estudantes da educação especial.

Os resultados estarão disponíveis até dezembro de 2020.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Ana Paula Fernandes
Educação
Pacote de obras proporcionará até 4 mil novas vagas na Rede Municipal de Ensino
Heitor conquistou o primeiro lugar
Educação
É do MS! Estudante de Amambai conquista ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática
Bia Haddad venceu na estreia em Wimbledon
Esportes
Bia Haddad cai diante de 110ª do mundo em Wimbledon; João Fonseca avança à terceira rodada
Encontro acontecerá na sede da FFMS, como em outras oportunidades
Esportes
Reunião nesta quarta define formato da Série B do Estadual sul-mato-grossense
Foto: Rafa Neddermeyer/AB
Educação
Estão abertas as inscrições para o segundo semestre do Prouni
Foto: Michael Melo/Metrópoles
Educação
MEC abre consultas de Bolsa do Prouni com 2.451 mil para MS
Estudantes devem ficar atentos ao prazo da taxa do Enem
Educação
Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2025 termina hoje
Prouni
Educação
Prouni abre inscrições do segundo semestre no dia 30 de junho
Fundação Manoel de Barros lança 9º Concurso de Redação para estudantes da rede pública
Educação
Fundação Manoel de Barros lança 9º Concurso de Redação para estudantes da rede pública
João brilhou na competição
Educação
Nadador de Campo Grande conquista dois ouros no Grand Prix Latam, no Paraguai

Mais Lidas

Andressa Urach faz revelação sobre HIV e leva filho ao posto de saúde
Geral
Andressa Urach faz revelação sobre HIV e leva filho ao posto de saúde
Imagem Ilustrativa
Polícia
Matador ruim de mira? Jovem escapa de ser morto a tiros no Jardim das Hortências
Caso viralizou em março deste ano
Interior
Empresários são indiciados por estupro ao coagir adolescente a molestar cavalo em MS
O autor do crime foi preso instantes depois
Justiça
Acusado de matar "Opalão do PCC" segue detido; Justiça aponta risco à ordem pública