Um grupo de artesãs da aldeia Marçal de Souza, em Campo Grande, está estruturando o futuro Instituto Cacique Enir Terena, em homenagem à líder indígena Enir Terena, falecida em 2016.
A iniciativa ganhou impulso no final de 2024, quando o grupo venceu o Edital Nacional conjunto do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério da Mulher.
Entre 123 propostas, o projeto foi contemplado com um prêmio de R$ 100 mil para a criação da instituição indígena e a proteção de uma marca coletiva para o artesanato terena exclusivo.
A elaboração do projeto contou com orientação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFMS, Campus Campo Grande (NEABI-CG), e do Mestrado de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação do IFMS (Profnit). As instituições ofereceram planejamento estratégico e apoio técnico na construção da proposta vencedora.
No dia 6 de fevereiro de 2025, foi realizada a cerimônia de assinatura do convênio entre o grupo de artesãs indígenas da Comunidade Marçal de Souza e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
O acordo amplia as ações já firmadas, garantindo, pelos próximos dois anos, suporte técnico na participação da comunidade em editais técnicos e culturais, realização de pesquisas científicas, palestras, consultoria contínua e inserção da cultura indígena na grade curricular da instituição.
Maria Auxiliadora Bezerra, liderança indígena e filha de Enir Terena, destacou a importância do convênio para a comunidade, ressaltando o feito inédito de contar com uma instituição estruturada para capacitação e gestão, beneficiando uma população que historicamente enfrenta barreiras no acesso a oportunidades.
Entre os resultados esperados do Instituto Cacique Enir Terena estão o fortalecimento da comunidade indígena, a construção de instituições autossustentáveis e a geração de renda, promovendo a preservação da cultura terena.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Visita ao Parque da Ciência e laboratórios da UFMS está com agendamento aberto

UFMS divulga datas das provas do vestibular e PASSE 2026

Eddie Jordan, ex-chefe de equipe na F1, morre aos 76 anos

NASCAR Brasil abre temporada 2025 em Campo Grande; confira a programação

Monitores de alunos aprovados em processo seletivo são convocados na Capital

MPF inicia monitoramento das contas do Fundeb em Mato Grosso do Sul

Estudantes no Controle 2025: Inscrições para o projeto vão até o dia 9 de abril

MP envia recomendação para Corguinho regularizar oferta de vagas em creche

Inscrições abertas para vagas remanescentes e cadastro reserva do MS Supera
