A partir de julho, estudantes que concluírem a graduação não receberão mais o diploma em papel. A partir de agora, o documento será emitido apenas em formato digital, segundo o MEC (Ministério da Educação).
Com o novo modelo, o diploma existe exclusivamente online, mas conta com assinatura digital e um carimbo eletrônico que registra a data e o horário da emissão. A medida tem como objetivo tornar o processo mais ágil, seguro e menos vulnerável a fraudes, dispensando, por exemplo, assinaturas presenciais.
A versão digital passou a ser obrigatória em 1º de julho de 2025 para todos os cursos de graduação. O MEC esclarece que os formandos ainda podem imprimir o documento, mas apenas a versão digital terá validade jurídica.
O diploma de papel ainda vale?
Sim, os diplomas impressos emitidos antes de julho de 2025 continuam válidos. A mudança vale apenas para os novos documentos emitidos a partir dessa data.
Algumas universidades já vinham adotando o sistema desde 2021, mas agora a emissão digital passa a ser obrigatória em todo o país.
E para a pós-graduação?
A digitalização dos diplomas também será implementada nos cursos de pós-graduação. De acordo com o MEC, a exigência passa a valer a partir de janeiro de 2026.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo investe R$ 48 milhões na melhoria de oito escolas em Três Lagoas

Inscrições abertas para professores temporários na Rede Estadual de MS

Com prova em janeiro, Desafio Senai oferece 40 bolsas integrais de cursos de graduação

Retorno das aulas nas escolas estaduais de MS será no dia 9 de fevereiro

UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU







