Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Esportes

Álbum de figurinhas da Copa tem 'mistério' e ambição

17 março 2014 - 11h44Via ESPN
A espera está chegando ao fim. Mas o clima é de segredo. Sigilo absoluto. Em meio a uma atmosfera de suspense que o álbum de figurinhas da Copa do Mundo, um dos itens mais esperados por boleiros em época de Mundial, segue sendo elaborado. Pouco se sabe da verdadeira mania que faz a cabeça de "crianças", sejam elas pais ou filhos.

O que pode-se dizer é que falta pouco. A capa foi veiculada no dia 23 de janeiro, tendo o tradicional logotipo oficial da Copa como destaque. Sabe-se, também, que o lançamento oficial será no fim de março ou começo de abril, ainda sem data definida. Ou melhor, veiculada. E é aí que o mistério só começa a aumentar.

"O acordo de confidencialidade com a Fifa não permite a divulgação das informações solicitadas", foi a frase mais ouvida pela reportagem. O ESPN.com.br entrou em contato com a Panini, fabricante do álbum, que vem sendo planejado há pelo menos um ano. Uma série de perguntas foi feita para a assessoria de imprensa da empresa, mas o silêncio e o segredo tomaram conta das respostas, comprovando o quanto as informações são guardadas a sete chaves.

A primeira leva de perguntas visava ao bolso dos colecionadores. Qual será o preço do álbum e dos pacotinhos? Quantas figurinhas virão em cada pacote? E no álbum? Afinal, o colecionador se prepara para gastar uma grana em ano de Copa. "Em definição, ainda não temos o preço para divulgar", foi a resposta para todas as questões.

As perguntas, então, partiram para os dados econômicos, não do seu bolso, mas da Panini e da Fifa: quantas figurinhas serão produzidas no Brasil e no mundo? Será a maior tiragem da história? Será a maior tiragem do Brasil? "O acordo de confidencialidade com a FIFA não permite a divulgação das informações solicitadas", disse a fabricante, por meio de sua assessoria de imprensa. As questões sobre licenciamento (é feito com a Fifa?) e contrato (é feito a cada Copa? Vale por "x" Mundiais?) tiveram as mesmas respostas.

Em quantos países será lançado? Os álbuns são iguais em todos os países ou há variações? O preço varia muito de um país para outro? Como é feita a captação das fotos? Como é feito o layout das figurinhas? Qual foi o álbum de mais sucesso da história? A expectativa é que o da Copa-2014 supere essa marca? Silêncio.

O fato é que o Brasil se tornou o principal foco da Panini quando o assunto é Copa: 8,5 milhões de álbuns serão encontrados nas bancas e em diversas ações promocionais, e a Panini investiu mais de R$ 2,5 milhões para ampliar a capacidade produtiva da fábrica no país para, segundo a empresa, "suprir a demanda com agilidade e qualidade".

"Podemos dizer que o Brasil foi o campeão de vendas no Mundial de 2010, seguido pela Alemanha e Suíça. Esperamos repetir o feito no Mundial de 2014", disse a empresa. Vale lembrar que, há quatro anos, chegou até a faltar figurinha e até um caminhão com as preciosidades foi roubado. Mistério justificado?

Segredo. Sigilo absoluto. O que se pode fazer é aconselhar os fãs: cuide das finanças desde já e prepare-se para investir no álbum, que tem tudo para ser o mais procurado da história. Aí, sim, sem segredo, afinal, qual é a graça de colecionar figurinhas sem contar para o amiguinho? Mas, claro, mantenha o sigilo, afinal, você pode ser o único da turminha a ter aquela figurinha cobiçada.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

João Fonseca
Esportes
Com vitória de João Fonseca, Brasil tem marca histórica no Master 1000
Vice-campeã em 2007, Marta vai fazer sua última Copa do Mundo pelo Brasil
Esportes
Marta sinaliza aposentadoria na Seleção Brasileira: "É meu último ano"
Projeto Areias da Esperança
Esportes
JD1TV: Duplas de vôlei de areia da Capital viajam a Brasília para disputarem Circuito Brasileiro
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Esportes
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Judson antes de Brasil x Catar
Esportes
De MS, Judson é convocado por Bernardinho para treinos da Seleção de Vôlei
John Kennedy
Esportes
John Kennedy e mais três são suspensos por indisciplina
Boxeador aposta em si mesmo
Esportes
Pode isso? Nos EUA, boxeador aposta em si mesmo e leva "bolada" de dinheiro
Corrida do Pantanal
Esportes
Fique atento! Inscritos na Corrida do Pantanal podem alterar dados até 17 de abril
Taça da Conmebol Libertadores
Esportes
Terceira rodada da Libertadores tem jogo do Grêmio e do Atlético-MG nesta terça
Taça da Copa do Brasil
Esportes
CBF define datas dos confrontos da Copa do Brasil; confira o calendário

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria