Depois de um ano trágico, no qual o jejum de pódios que não acontecia desde 1980 foi repetido, a McLaren pode resgatar as suas origens para fazer sucesso pelo menos no lançamento do novo carro para 2014. De acordo com informações do site italiano Omnicorse, a equipe inglesa cogita apresentar o MP4/29 com uma pintura totalmente laranja. Isto porque, até aqui, o grupo não firmou acordo com nenhum patrocinador para a próxima temporada.
A Vodafone, empresa de telefonia que estampou o carro da equipe nos últimos anos, não continuará em 2014, e, enquanto o novo investidor não chega, o laranja deve ser adotado. Obviamente, a pintura só seria utilizada no lançamento do novo bólido, marcado para o dia 25 de janeiro, e, possivelmente, nos primeiros testes do ano que vem.
A escolha desta cor, no entanto, tem um significado especial. Quando Bruce McLaren, criador da equipe, começou a construir os seus primeiros carros, pintava-os somente de laranja. As vitórias inaugurais da McLaren na Formula 1, em 1968, inclusive, foram conquistadas com estas pinturas. Na época, além de Bruce, era o neo-zelandês Denny Hulme quem desenvolvia o design dos bólidos.
Depois disto, de 1970 a 1990, o vermelho e branco, imortalizado nos títulos mundiais de Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Alain Prost, foi adotado, abrindo espaço para o cinza somente a partir de 1998, depois do fim do acordo com a marca de cigarros Marlboro. O atual prateado tem forte ligação com a Mercedes, fornecedora de motores do time há quase duas décadas.
Apesar de a informação surgir apenas nesta semana, a readoção do laranja nos primeiros meses de 2014 já havia sido pensada pelo chefe da McLaren, Martin Whitmarsh. Em maio deste ano, quando questionado se a cor exótica poderia reaparecer nos carros da equipe na próxima temporada, ele foi enfático. "Eu, realmente, gostei da ideia. O laranja é uma ótima cor, especialmente para a McLaren", disse.
"Nós costumamos usá-la em corridas de GT, parece ótima, e continuaremos nessa direção. Fórmula 1 é um pouco diferente. O modelo de negócio é uma das principais tarefas da equipe para promover as marcas dos parceiros. Mas se tivermos sorte de encontrar um patrocinador que goste de laranja, poderemos ver essa cor novamente na F-1", acrescentou, na ocasião.
Caso seja aprovado, o projeto de utilização do laranja repetirá o que aconteceu em 2006, quando, em razão do fim do patrocínio da empresa de cigarros West, a McLaren realizou sua pré-temporada em Barcelona com esta mesma cor. No Campeonato Mundial, porém, decidiu seguir com a pintura prateada, algo que também deve acontecer assim que um novo investidor para 2014 for encontrado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Verdão derrota o Botafogo e está nas quartas de final do Mundial de Clubes

Brasil encara a Itália pela Ligas das Nações de Vôlei neste sábado

Mundial de Clubes: Jogo entre Boatafogo e Palmeiras será 'adeus' de um brasileiro

Mundial de Clubes define 100% os confrontos das oitavas de final; confira

Cristiano Ronaldo renova com o Al-Nassr com aumento milionário no salário

CBF quer adotar impedimento semiautomático no Brasileirão a partir de 2026

Riedel e Petrallás alinham fortalecimento do futebol em MS

Veja o chaveamento das oitavas de final do Mundial de Clubes

Casa do Futebol completa um ano como símbolo da nova era do futebol sul-mato-grossense
