Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Esportes

Arena das Dunas teve primeiro evento-teste neste fim de semana

27 janeiro 2014 - 10h42Via Terra
Como é de praxe em eventos-teste, a Arena das Dunas mostrou falhas durante as primeiras partidas oficiais do novo estádio. O palco de quatro duelos da Copa do Mundo abriu as portas para cerca de 27 mil pessoas na rodada dupla com Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano, no último domingo, e foi alvo de reclamações e elogios.

O principal problema foi a falha na leitura dos cartões de sócios-torcedores do América-RN, que tinham que pegar uma fila de mais de uma hora para (tentarem) resolver o erro da organizadora do evento. Além disso, outros aspectos como acessibilidade, principalmente, e acabamentos precisam de melhora.

Se algumas coisas deram errado, ao menos outras funcionaram. A mais louvável é o gramado, perfeito e sem nenhuma falha para a partida inaugural. O atendimento à imprensa, o sistema de som, a iluminação, bares e banheiros também passaram no primeiro teste. Alguns aspectos, como a chegada e saída do estádio com capacidade cheia, não puderam ser testados, já que torcedores de América-RN e ABC, que dividiram a Arena, só assistiram, em sua maioria, aos jogos dos respectivos times.

Vale ressaltar que todos os defeitos encontrados no primeiro dia de eventos oficiais são normais e até previstos pelos organizadores do estádio. Até por isso, a Fifa pede a todas as sedes que entreguem as arenas com grande antecedência, para que os testes e possíveis ajustes possam ser feitos com folga.

Veja o que deu certo e o que precisa de melhora na estreia da Arena das Dunas segundo informações do site Terra:

O que deu certo:

- Atendimento à imprensa: o atendimento à imprensa, tanto local como nacional, foi muito bem feito pela equipe das OAS Arenas. O centro de mídia do estádio estava com as instalações prontas e a tribuna, apesar de ficar bastante lotada com o grande interesse pela partida, deu conta da demanda. A internet funcionou com rapidez do início ao fim do evento – um técnico no local ainda auxiliava os que enfrentavam problemas de conexão.

- Gramado: o campo de jogo estava impecável. A bola rolou com naturalidade e nenhuma falha pode ser observada. A OAS, construtora responsável pela obra da Arena das Dunas, parece ter aprendido com o erro cometido na Arena do Grêmio, que sofre desde então com um gramado deficitário após uma curta preparação.

- Bares e banheiros: há banheiros e bares por toda a volta do estádio, em cada um dos lances de arquibancadas. Não houve grandes aglomerações e filas fora do normal em nenhum momento. O estádio ainda educava as pessoas para comprar as fichas com antecedência e evitar mais filas.

- Sistema de som, telão e iluminação: em nenhum momento houve falha em nenhum dos três quesitos. O som era ouvido em todo estádio, assim como a iluminação, quando acionada ao anoitecer, não deixou a desejar.

- Informação aos torcedores: por todo o estádio, e fora dele – apesar de em menor quantidade –, existia a figura da equipe de apoio, que usava colete fluorescente e direcionava as pessoas para os portões corretos. Alguns, contudo, tinham que recorrer a mapas e se mostravam um pouco perdidos na explicação.

O que deu errado:

- Entrada de sócios do América-RN: um dos problemas que mais revoltou torcedores. Algumas carteirinhas de sócios, que têm direito à entrada, foram barradas nas catracas e as pessoas foram direcionados para uma fila de um hora, com apenas um guichê, para verificar o que havia acontecido.

- Acessibilidade: falhas graves foram mostradas neste quesito. Uma, por exemplo, foi a falta de escada e rampa pouco antes do portão M da Arena, fazendo os torcedores terem que descer um pequeno barranco. Outro problema identificado foi a falta de cadeiras de rodas – um menino de 10 anos com a perna direita quebrada esperou uma hora por uma cadeira de rodas prometida pela organização, até se cansar e ser carregado escada acima pelos pais e entrar com o jogo em andamento.

- Entorno do estádio: tapumes no entorno do estádio mostram que muitas obras viárias de acesso à Arena não estão prontas. “Desculpe o transtorno” é a frase mais lida ao chegar ao estádio. Governo e prefeitura vão precisar correr para entregar a tempo.

- Pedaços de estrutura soltos: a reportagem viu um funcionário da Arena receber, de um torcedor, um parafuso de ferro gigante achado dentro do estádio, que poderia ser usado em brigas. O objeto foi simplesmente jogado no lixo pelo organizador.

- Retoques no acabamento: antes da partida, operários da Arena ainda realizavam retoques, que estarão em constante aperfeiçoamento até a Copa do Mundo. O mais urgente, contudo, é o da parte lateral da cobertura, que precisa de um revestimento. A espuma interna isoladora de som ficou totalmente à mostra no último domingo.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Santos é provocado pela torcida do Corinthians
Esportes
Torcida corinthiana espalha provocações ao Santos pela Neo Química Arena
Richarlison revela período depressivo
Esportes
Richarlison revela ter sofrido depressão após Copa do Mundo do Catar
Família do jogador argentino é ameaçada
Esportes
Família do jogador Di María é ameaçada na cidade de Rosário
Jaqueta em combate ao racismo
Esportes
Seleção Brasileira terá jaqueta em combate ao racismo no amistoso contra a Espanha
Vini Jr. é capitão da Seleção Brasileira
Esportes
Com Vini Jr. como capitão, Seleção Brasileira enfrenta a Espanha nesta terça
Atacante do Flamengo Gabigol
Esportes
Culpado: Gabigol é suspenso por 2 anos por tentativa de fraude em exame antidoping
Confo
Esportes
Oito meses depois, Sete de Dourados está liberado para disputar competições em MS
Endrick marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção
Esportes
Endrick marca e Brasil derrota Inglaterra na estreia de Dorival
Dorival durante treinamento
Esportes
Dorival Júnior estreia na seleção em duelo contra a Inglaterra
Zagallo em sua comemoração de 90 anos com a 'Amarelinha'
Esportes
Zagallo receberá homenagem da CBF antes de amistoso com Inglaterra neste sábado

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow