O presidente Lula participou nesta quinta-feira (26), em Brasília, da cerimônia do Tour da Taça, promovido pela Fifa em parceria com a Coca-Cola Brasil. Durante o evento, ele defendeu maior valorização do futebol feminino e criticou a diferença salarial entre homens e mulheres no esporte.
Lula afirmou que é preciso tratar o futebol feminino com mais respeito e destacou que há jogadores homens recebendo altos salários mesmo sem atuar, enquanto atletas da Seleção Brasileira feminina ganham valores muito inferiores, em alguns casos próximos ao salário mínimo.
O evento contou com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca, além de ex-jogadores como Cafu, Pepe, Jairzinho, Branco e Edmilson, e da ex-jogadora Formiga.
O presidente disse que a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil, deve contribuir para ampliar o reconhecimento das atletas e fortalecer o profissionalismo no futebol feminino.
O ministro André Fufuca afirmou que o governo quer fazer da Copa de 2027 a maior da história da modalidade e reforçou que o país não tolera violência contra a mulher. "“A pedido do presidente Lula, a Copa de 2027, além de ser a maior Copa da história feminina, a primeira do Cone Sul, ela será diferente. E, para isso, nós precisamos de parcerias, parcerias com a Coca-Cola, parcerias com todos aqueles que queiram ajudar, porque nós iremos mostrar que aqui no Brasil não se aceita feminicídio, não se aceita violência contra a mulher, nós respeitamos as mulheres brasileiras".
Formiga lembrou que sua geração enfrentou falta de apoio e visibilidade, mas destacou o crescimento do futebol feminino nos últimos anos. Cafu ressaltou que o futebol une o país, independentemente de diferenças sociais, políticas ou religiosas.
O Tour da Taça passa por oito países da América Latina e já esteve em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Ao todo, a ação percorre 30 países. A Copa do Mundo de 2026 será realizada no Canadá, México e Estados Unidos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dupla "Calderashi" põe Brasil em final inédita no Smash de Singapura

Pantanal anuncia Paulo Rezende como novo técnico para temporada 2026

Ivinhema terá Saraivão à disposição para jogo contra Volta Redonda na Copa do Brasil

Operário faz história, vence ASA-AL e segue para a terceira fase da Copa do Brasil

Cruzeiro e Corinthians se enfrentam hoje; saiba onde assistir

Com início em maio, série B do Sul-Mato-Grossense 2026 pode ter 12 clubes

Operário encara ASA-AL por sonho na terceira fase da Copa do Brasil

Violência no México suspende partidas e FIFA monitora situação de olho na Copa

Bragantino 'corta' zagueiro de partida e aplica multa por fala machista contra árbitra de MS


O evento contou com a participação do ex-jogador Cafu, campeão da Copa do Mundo 2002 (Mesp)


