Menu
Menu
Busca terça, 25 de junho de 2024
TJMS - Jun24
Esportes

Hipismo: Yuri Mansur chega perto do pódio na Copa do Mundo de saltos

Paulista briga por vaga no Pan, que pode classificar país à Olimpíada

09 abril 2023 - 18h16Karine Alencar

O paulista Yuri Mansur, montando o cavalo Vitiki, obteve a quarta colocação na Copa do Mundo de hipismo de saltos, em Omaha, nos Estados Unidos. A competição, uma das mais importantes da temporada para o brasileiro, teve início na última terça-feira (5) e reuniu 40 conjuntos, sendo que 30 estiveram na final, disputada no sábado (8) à noite.

Yuri e Vitiki encaram duas vezes o percurso com obstáculos. Na primeira passagem, o conjunto cometeu dois erros e teve a dedução de 11 pontos. Na segunda, a parceria não teve falhas e cumpriu a volta em 62s40, a 15 centésimos da norte-americana Hunter Holloway (montando Pepita Con Spita), que também teve 11 pontos perdidos, mas levou a medalha de bronze pelo menor tempo gasto na pista. A vitória foi do sueco Henrik von Eckermann, atual campeão mundial, que montou King Edward.

Apesar de a medalha ter escapado, Yuri comemorou o desempenho e a superação de Vitiki. O cavalo, de 15 anos, sofreu uma fratura séria na perna direita em 2018, durante um evento em Aachen (Alemanha). O animal foi submetido a uma cirurgia e retornou às pistas dois anos depois, após uma lenta recuperação.

"Agradeço por toda energia positiva dos amigos e torcida e especialmente ao Vitiki, não apenas pelo resultado, mas porque ele mudou minha vida. Ele é um cavalo que prova que quando você realmente acredita em algo e trabalha duro, tudo é possível. Ver o esforço e a motivação dos cavalos é incrível", disse o cavaleiro, ao site da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Em 44 edições da Copa do Mundo de saltos, o brasileiro com melhor desempenho na história é Rodrigo Pessoa. O campeão olímpico venceu o evento por três anos consecutivos (1998, 1999 e 2000) e esteve no pódio outras três vezes, sendo duas como vice (2001 e 2003) e uma na terceira posição (2002).

Pan e Olimpíada
A parceria entre Yuri e Vitiki é uma das 38 candidatas a representarem o Brasil nas disputas de saltos dos Jogos Pan-Americanos, em novembro. Até 1º de setembro, o suíço Philippe Guerdat, técnico da seleção brasileira e treinador da equipe da França – campeã olímpica nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro – escolherá seis conjuntos (cinco titulares e um reserva) para competir em Santiago, no Chile.

A classificação à Olimpíada de Paris, no ano que vem, depende de a seleção chegar ao pódio no Pan. Outra possibilidade é pela Copa das Nações, em outubro, em Barcelona, na Espanha. Há, ainda, 15 vagas individuais em disputa pelos brasileiros: três via Santiago e 12 pelo ranking mundial de dezembro da Federação Equestre Internacional (FEI).

As três medalhas olímpicas do Brasil no hipismo vieram nos saltos. Nos Jogos de Atlanta (Estados Unidos), em 1996, o país foi bronze por equipes, com Rodrigo Pessoa, Doda Miranda, André Johannpeter e Luiz Felipe de Azevedo, repetindo o feito quatro anos depois, em Sydney (Austrália). Por fim, na edição de Atenas (Grécia), em 2004, Pessoa conquistou o ouro no individual, após punição por dopping ao conjunto do irlandês Cian O'Connor.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mariana D'Andrea ficou em 1º lugar no pódio
Esportes
Brasileira conquista medalha de ouro na Copa do Mundo de halterofilismo
Cuca e Fernando Diniz
Esportes
No mesmo dia, Cuca deixa Athletico-PR e Diniz é demitido do Fluminense
Alan George pede demissão do Costa Rica; "por questões de saúde familiar"
Esportes
Alan George pede demissão do Costa Rica
A seleção irá enfrentar a Costa Rica a partir das 21h (horário de MS)
Esportes
'Bora time': Brasil estreia hoje na Copa América
Flamengo
Esportes
Prefeito do Rio anuncia desapropriação de terreno para construção do estádio do Flamengo
Briga das torcidas organizadas de Flamengo e Fluminense
Esportes
FlaxFlu: Torcidas organizadas brigam antes da partida pelo Brasileirão
Pódio do GP da Espanha
Esportes
Verstappen supera Norris e vence GP da Espanha
Itália venceu o Japão
Esportes
Itália é bicampeã da Liga das Nações Feminina
Foto: FIVB
Esportes
Mesmo com campanha de vitórias, Brasil perde o 3º lugar na Ligas das Nações Feminina
Seleção Brasileira
Esportes
JD1TV: Campo-grandenses acreditam que Seleção Brasileira vencerá Copa América

Mais Lidas

Cantor Diogo Nogueira
Cultura
MS Ao Vivo: Diogo Nogueira fará show gratuito na Capital no dia 14 de julho
JD1TV - Casal tenta sequestrar criança na Capital: 'ganharia muito dinheiro no exterior'
Polícia
JD1TV - Casal tenta sequestrar criança na Capital: 'ganharia muito dinheiro no exterior'
Avelino Luz,  se jogou dentro do veículo pegando fogo
Polícia
Vídeo - Após ser traído, homem se joga em carro em chamas
"O Máskara" foi encaminhado ao hospital
Cidade
Personagem da Carreta da Alegria erra perfomance e cai da fachada de prédio