Menu
Menu
Busca quinta, 03 de julho de 2025
Esportes

Hospital São Julião recebe Jogos Paradesportidos da Reme

O campeonato reúne mais de 1.100 alunos da Rede Municipal de Ensino que vão representar Mato Grosso do Sul

03 outubro 2023 - 17h53Tamires Santana     atualizado em 03/10/2023 às 17h55

O 13º Jopares (Jogos Paradesportidos da Reme) começou nesta terça-feira (3), na arena esportiva do Hospital São Julião, em Campo Grande, e terá a participação de 1.100 alunos durante quatro dias de jogos e 45 professores.

O campeonato reúne alunos da Rede Municipal de Ensino que vão representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional de tênis de mesa em São Paulo, em novembro.

É o caso do vice-campeão brasileiro, Caíque Calderoni Brito, de 16 anos. Ele estuda no 9º ano na Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa. “Eu fiquei muito feliz por ter ficado em segundo lugar no campeonato nacional do ano passado, depois de ter sido medalha de bronze em 2021”.

Além de Caíque, quem também representará Campo Grande na capital paulista é Verônica de Souza Rodrigues, de 12 anos, aluna do 7º ano da mesma escola de Caíque. “Eu jogo tênis de mesa desde os 8 anos, quando vi minha prima jogar e me interessei. Estou muito ansiosa para chegar novembro, nunca viajei sozinha e nem de avião”.

O treinador deles, professor Diego Vidal e técnico da equipe de tênis de mesa paralímpico, afirma que oito alunos da Reme irão representar o Estado no campeonato nacional. “Os alunos que fazem parte da equipe têm deficiência intelectual, físico andante e cadeirante. É um orgulho trabalhar com eles, pois, mesmo com todas as dificuldades, mostramos que eles podem conhecer outras possibilidades e não se limitar”.

Chefe da Deac (Divisão de Arte e Cultura) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Wilson Lands, afirmou que o Jopares é o maior projeto de inclusão social no paradesporto. “É o olhar voltado aos alunos com deficiência que oportuniza as mesmas vivências do que outros festivais, como o Jeres e o Jires. Aqui temos alunos campeões nacionais”.

Aluno da Escola Municipal Virgílio Alves de Campo, Fabrício Emanuel de Amorim tem 14 anos e está no 8º ano. “Comecei a jogar tênis de mesa no ano passado e gosto de fazer os saques e e os movimentos mais complexos”.

Segundo a coordenadora da unidade escolar, Célia de Figueiredo, 8 alunos vão disputar o 13º Jopares. “A gente vê que eles se dedicam, treinam bastante e os jogos são a concretização do que eles tanto se empenham”.

Da Escola Municipal Padre Heitor Castoldi, Pedro Arruda Rodrigues, de 12 anos, disputa o Jopares pela primeira vez. “Jogo tênis de mesa desde os cinco anos e gosto bastante, quero levar uma medalha para casa”.

Patrícia Amorim é mãe de Matheus Antônio, que estuda no 8º ano na Escola Municipal Professora Arlene Marques Almeida. “Eu acho esse tipo de evento de grande valia, porque incentiva os alunos a darem o seu melhor. Meu filho joga há quatro anos e é bonito ver a evolução dele”.

São 6 modalidades paradesportivas no Jopares: atletismo, bocha, tênis de mesa, polybat, mini futsal e queimada, todas voltadas à pessoa com deficiência.

A competição conta com a participação de alunos com deficiência intelectual, física, auditiva, visual, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e paralisia cerebral.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reunião aconteceu na sede da FFMS
Esportes
Com dois times de Campo Grande, Série B do Estadual de MS terá seis clubes
Foto: Divulgação/Diogo Jota
Esportes
Antes de acidente fatal, Diogo Jota foi aconselhado a não viajar de avião
Diogo Jota e Cristiano Ronaldo em ação pela Seleção de Portugal no ano passado
Esportes
'Não faz sentido': Cristiano Ronaldo, capitão de Portugal, lamenta morte de Diogo Jota
Carro ficou irreconhecível após o acidente
Esportes
JD1TV: Veja como ficou o carro de Diogo Jota após acidente fatal na Espanha
Diogo atuava pelo Liverpool, da Inglaterra
Esportes
Luto no futebol: Diogo Jota, atacante do Liverpool, morre em acidente na Espanha
Bia Haddad venceu na estreia em Wimbledon
Esportes
Bia Haddad cai diante de 110ª do mundo em Wimbledon; João Fonseca avança à terceira rodada
Encontro acontecerá na sede da FFMS, como em outras oportunidades
Esportes
Reunião nesta quarta define formato da Série B do Estadual sul-mato-grossense
Alexia Putellas com Bola de Ouro de 2022, na última edição do campeonato
Esportes
Eurocopa Feminina começa nesta quarta com premiação de até R$ 33 milhões
Bruno Samudio treinando com a Seleção Brasileira sub-15
Esportes
Filho de Eliza Samudio estreia na Seleção Brasileira sub-15
Gerson em Flamengo x Bayern de Munique pelas oitavas da Copa do Mundo de Clubes 2025
Esportes
Gerson deixa o Flamengo: Zenit paga multa de R$ 160 milhões à vista

Mais Lidas

Andressa Urach faz revelação sobre HIV e leva filho ao posto de saúde
Geral
Andressa Urach faz revelação sobre HIV e leva filho ao posto de saúde
Imagem Ilustrativa
Polícia
Matador ruim de mira? Jovem escapa de ser morto a tiros no Jardim das Hortências
Caso viralizou em março deste ano
Interior
Empresários são indiciados por estupro ao coagir adolescente a molestar cavalo em MS
O autor do crime foi preso instantes depois
Justiça
Acusado de matar "Opalão do PCC" segue detido; Justiça aponta risco à ordem pública