Menu
Busca quinta, 23 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
Gov - Estado que Cresce (set21)
Esportes

Ituano bate Santos nos pênaltis, é campeão e cala Pacaembu

14 abril 2014 - 11h30Via Terra
O Ituano é campeão paulista de 2014. Nesse domingo, no Pacaembu, a equipe do interior foi derrotada pelo Santos por 1 a 0, mas venceu nos pênaltis por 7 a 0 e garantiu seu segundo título estadual em sua história - o primeiro que ocorreu em 2002, em torneio que não contou com presença dos grandes do estado. Rildo e Neto desperdiçaram as cobranças para o time de Oswaldo de Oliveira.

Em sua campanha, o Ituano passou ao mata-mata depois do segundo lugar do Grupo B, e avançou à semi nos pênaltis após empate sem gols com o Botafogo de Ribeirão Preto. A seguir, passou pelo Palmeiras com vitória por 1 a 0 no mesmo Pacaembu, e marcou presença na decisão. O Ituano termina o Paulista com a melhor defesa do Paulista, 11 gols, e supera o Santos, que havia feito a melhor campanha da primeira fase.

Curiosamente, a última vez que o Campeonato Paulista foi decidido nos pênaltis envolveu justamente o Santos, que ainda contava com Pelé. Em 1973, o árbitro Armando Marques se confundiu na contagem das cobranças, o que fez com que o título precisasse ser dividido entre a equipe alvinegra e a Portuguesa.

O jogo
Enquanto o torcedor do Santos cantava nas arquibancadas, o jogo corria de forma tensa. Aos 8min, Rafael Silva pisou em Cícero e o clima fechou entre os times, mas o árbitro Raphael Claus apenas puniu o atacante com o cartão amarelo - Vladimir, goleiro reserva do Santos, também recebeu o mesmo castigo pela confusão. Pouco depois, Esquerdinha empurrou Geuvânio contra o banco de reservas e também foi advertido.

O Ituano gastava o tempo o quanto podia, marcava forte e tentava dar poucos espaços para o Santos, que com o passar dos minutos começou a ameaçar mais efetivamente. Aos 31min, Cícero cobrou falta e viu Vagner espalmar por cima do gol. Dois minutos depois, Damião desviou de cabeça e viu o goleiro do Ituano defender com o peito.

O gol do Santos enfim saiu aos 46min. Alemão chegou no carrinho para disputar bola dentro da área com Cícero e acertou a canela do meio-campista santista - que veio de posição duvidosa. Superando o erro do último domingo, o próprio camisa 8 foi para a cobrança do pênalti e acertou o canto direito do goleiro Vagner.

O jogo voltou corrido depois do intervalo, mas agora o Ituano passou a sair mais para o jogo e criar perigo para o gol de Aranha. O Santos deu o troco aos 23min, em chute cruzado de Geuvânio que passou muito perto da trave direita do time do interior paulista. Para tentar evitar os pênaltis, Oswaldo de Oliveira trocou Thiago Ribeiro e Leandro Damião por Rildo e Gabriel, mas não conseguiu superar a defesa do Ituano.

O 1 a 0 prosseguiu e levou a disputa aos pênaltis, que começou com chute certeiro de Jackson. A seguir, Cícero repetiu o canto de sua penalidade do tempo regulamentar e igualou a final. O próximo foi Anderson Salles, que viu Aranha fazer grande defesa. Alan Santos deixou o Santos em vantagem na cobrança seguinte, contando ainda com toque no travessão, e logo depois Marcelinho chutou forte para manter o Ituano na briga.

David Braz tinha a missão de ampliar para o Santos e descolou o goleiro Vagner para fazer 3 a 2. A seguir, Esquerdinha acertou o ângulo esquerdo de Aranha. Rildo tinha a chance de deixar o Santos bem perto do título, mas acertou a trave em seu arremate. Com a disputa igualada, Marcinho desempatou com chute seguro, e Gabriel manteve o Santos na briga com finalização à direita.

Jean Carlos foi o próximo a cobrar pelo Ituano e acertou o canto esquerdo. Arouca era o próximo e mandou a bola para o fundo das redes. Mesmo sob pressão, Dener chutou de perna esquerda no canto direito de Aranha, e Alison empatou com arremate no meio do gol. Josa bateu a seguir e manteve o time do interior na briga, e o último chute ficou com Neto, que viu Vagner fazer a histórica defesa.
Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Dardistas de MS são convocados para os Sul-Americanos Sub-18 e Sub-23 de Atletismo
Esportes
Marta passa Pelé na artilharia da Seleção
Esportes
Atletas da capital vão representar MS em Campeonato Jiu-Jitsu
Esportes
Yeltsin Jaques "fez história na Paralimpíadas de Tóquio", diz Rose Modesto
Esportes
Yeltsin Jacques é recepcionado pelo Corpo de Bombeiros no Aeroporto nesta terça-feira
Esportes
Tóquio 2020: Cerimônia de encerramento encanta com a beleza da diversidade
Esportes
Anvisa paralisa jogo Brasil x Argentina e jogadores poderão ser deportados
Esportes
Campeonato Brasileiro de Handebol acontece de 03 a 07 de setembro em MS
Esportes
MS recebe Campeonato Brasileiro de Handebol neste fim de semana e feriado
Esportes
Primeiro ouro de parataekwondo da história vai para brasileiro

Mais Lidas

Geral
Vídeo: "Peixe de bosteiro", morador de rua engana população de Paranaíba
Polícia
Menino de 2 anos mata prima atropelada após dar partida em carro
Polícia
Funcionários da Energisa ficam sob mira de arma ao tentar podar árvores na Vila Olinda
Polícia
Operação “Dark Money” investiga desvio de R$ 23 milhões no esquema de corrupção em Maracaju