Menu
Menu
Busca sexta, 13 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Esportes

Mudanças: Pan-Americano 2027 não será mais em Barranquilla, na Colômbia

Cidade não cumpriu com obrigações contratuais, segundo entidade reguladora; SP manifesta interesse

04 janeiro 2024 - 14h27Brenda Leitte, com GE

Escolhida como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027, Barranquilla, Cidade na Colômbia, não irá mais receber o maior evento esportivo das Américas daqui a três anos. Nessa quarta-feira (3), a PanAm Sports, entidade que tem o direito dos Jogos, comunicou que o Pan não será mais na cidade colombiana, escolhida em 2021.

Os colombianos não cumpriram várias cláusulas do contrato, informou a entidade com sede em Miami. "Não pagou as parcelas que precisa. O problema financeiro já era sabido desde a realização dos últimos Jogos, em Santiago, no Chile, em outubro passado", esclareceram.

Conforme noticiado pelo ge, a cidade de São Paulo já manifestou interesse em realizar o Pan de 2027. A candidatura da capital paulista estaria prevista para os Jogos continentais de 2031. No entanto, até hoje, São Paulo não oficializou qualquer candidatura, seja para 2027 ou 2031.

Segundo informações, uma decisão será tomada nas próximas semanas. Ainda não se sabe sequer se a escolha da próxima sede será por votação ou apenas com a escolha de uma cidade que queira assumir o Pan de 2027 no lugar de Barranquilla.

A cidade colombiana já divulgava o evento em redes sociais e fez parte da cerimônia de encerramento do Pan de Santiago, em novembro passado. Porém, Barranquilla não pagou duas parcelas de US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 45 milhões, no total) como garantia aos donos do Pan. A disputa é interna, entre o governo federal da Colômbia e a cidade. E nem mesmo as eleições municipais no fim do ano resolveram as pendências econômicas da candidatura.

Patrocinadora da Casa Brasil tanto em Santiago quanto em Paris, sede dos Jogos Olímpicos de 2024, a capital paulista aproveitou o evento de abertura do local organizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) para anunciar o 'desejo' de ser novamente a capital esportiva das Américas daqui a sete anos.

"Vai depender de muita coisa ainda, mas do que for possível, do que depender de São Paulo, nós estamos "listos", como dizem em espanhol", afirmou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, em Santiago.

LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DA PANAM SPORTS

"Panam Sports informa ao público que seu comitê executivo decidiu, por unanimidade, retirar a sede dos XX Jogos Pan-Americanos da cidade de Barranquilla, Colômbia. A resolução foi tomada após inúmeras quebras de contrato. Cabe destacar que no dia 19 de outubro, em reunião em Santiago do Chile e após receber uma carta oficial das autoridades colombianas datada de 25 de outubro, Barranquilla solicitou prorrogação dos prazos para poder cumprir o contrato.

A proposta foi aceita pela Panam Sports, com nova data de 30 dezembro de 2023 e 30 de janeiro de 2024. No entanto, dada a falta de resposta após o término do novo prazo, o Comitê Executivo da Panam Sports, em 3 de janeiro de 2024, assumiu a determinação inabalável em retirar o direito de ser a cidade-sede do evento continental em 2027.

A Panam Sports lamenta profundamente esta situação, mas a decisão foi tomada pensando no futuro do maior evento multiesportivo das Américas e nos atletas do continente".

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dellatorre foi o jogador que marcou no tempo normal
Esportes
Operário luta, mas é eliminado nos pênaltis para o Vila Nova na Copa do Brasil
Operário joga por sonho da quarta fase da Copa do Brasil
Esportes
Operário visita Vila Nova por sonho de avançar a quarta fase da Copa do Brasil
Corrida do ano passado
Esportes
Corrida e Caminhada da AMA abre inscrições em Campo Grande
Edição da Corrida do DOF no ano passado
Esportes
3ª Corrida Águia da Fronteira terá Corrida Kids e exposição do helicóptero do DOF
Aulas acontecem no Shopping Norte Sul Plaza
Esportes
Mulheres poderão participar de aula gratuita de autodefesa neste sábado na Capital
Somados, os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico oferecem 13 categorias de benefício
Esportes
Termina nesta quarta-feira o prazo de inscrições no Bolsa Atleta
Irã as Eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa, em junho de 2025
Esportes
Irã não participará da Copa do Mundo da Fifa
Modalidade da natação
Esportes
Mais de 480 atletas disputam Torneio Centro-Oeste de Natação em Campo Grande
Estudantes de 12 a 17 anos podem participar
Esportes
Estão abertas as inscrições para a 38ª edição dos Jogos Escolares de Campo Grande
Tenista, João Fonseca
Esportes
João Fonseca derrota americano e avança no Masters de Indian Wells

Mais Lidas

Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Drogas eram arremessadas para dentro do presídio
Polícia
Facção usava propina para arremessar drogas e celulares em presídio de Campo Grande
Criança estava na rua
Polícia
Criança de 4 anos é encontrada sozinha em rua do Aero Rancho