Um mês antes, o atacante havia estrelado o lançamento da nova campanha da Lupo, com o título de "cueca da sorte". O jogador é garoto-propaganda da marca desde agosto de 2011.
A sorte, porém, não apareceu em campo. O Barcelona perdeu por 1 a 0 e foi eliminado nas quartas de final da competição.
A propaganda, proibida pela Fifa e pela Uefa, aconteceu na partida do último dia 9 foi mostrada ao vivo pela Globo e pela Band e foi líder de audiência entre às 15h45 e 17h45 (de Brasília). Na Globo, a partida teve 10,7 pontos de audiência. Na Band, atingiu pico de seis pontos. Segundo o Ibope, cada ponto representa 183.520 pessoas. No total, o jogo foi visto, apenas na Grande São Paulo, por 3.064.784 pessoas.
Uma pessoa muito próxima da família de Neymar disse à Folha que a ação de marketing foi ideia de um integrante do estafe do atleta, que levou a sugestão ao pai do jogador.
No dia seguinte à partida, executivos da Lupo telefonaram, eufóricos, para publicitários da África, agência de publicidade encarregada da campanha do jogador da seleção brasileira. Eles comemoravam a visibilidade da marca ao longo do jogo.
Em nenhum outro momento de Neymar pelo Barcelona, a sua roupa íntima ficou tão à mostra. Quatro dias antes, ele havia participado da goleada por 4 a 0 sobre o Bétis, pelo Campeonato Espanhol.
No último domingo, esteve em campo na derrota por 1 a 0 diante do Granada. Dois jogos em que a marca da cueca não foi vista nenhuma vez.
Em alerta
Questões comerciais fazem parte da preocupação da CBF e da Fifa para a Copa.
A CBF informou que a Fifa vai preparar uma palestra para os jogadores da seleção em que o assunto estará incluído. A conversa está marcada para a Granja Comary, em Teresópolis, onde o time de Felipão vai se concentrar.
As 32 seleções que disputarão o Mundial conhecerão as regras que proíbem mostrar marca de patrocinadores.
A Folha apurou que os jogadores também serão orientados sobre como deverão comemorar gols, para evitar citações políticas ou religiosas. A Fifa incluiu nova determinação em seu regulamento, afirmando serem proibidas mensagens comerciais também nos corpos dos atletas.
O artigo 22 do regulamento da Copa diz que é proibida mensagens de tom político, religioso, pessoal ou publicitário nos uniformes.
Na Eurocopa de 2012, o dinamarquês Nicklas Bendtner foi suspenso por um jogo e levou multa de 100 mil euros (R$ 307 mil) por levantar a camisa e exibir cueca com logotipo de uma casa de apostas.
Outro lado
A assessoria de imprensa de Neymar nega que as aparições da marca da cueca durante os jogos sejam uma estratégia de marketing.
Afirma que o jogador sempre recebe, como cortesia, produtos dos seus patrocinadores e costuma usá-los.
Neymar tem 13 patrocinadores pessoais.
No caso da Lupo, ainda de acordo com a assessoria, ele ganha de presente várias peças a cada lançamento de nova coleção e por isso estava vestindo uma delas na partida do Barcelona contra o Atlético de Madri.
A Lupo, por meio de sua assessoria de imprensa, confirma ter ficado "contente" com a exposição da marca na cueca do atacante e diz não ter feito qualquer pedido a Neymar ou a seu estafe.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Esportes
JD1TV: CT do Palmeiras sofre ataque com bombas e rojões

Esportes
Inscrições para Jogos Escolares de Campo Grande estão abertas

Esportes
Campeão do Centro-Oeste, Pantanal Vôlei mira vaga na Superliga B em 2026

Esportes
Copa do Brasil define seis classificados às quartas de final

Esportes
Raphinha e Vinicius Júnior estão entre os finalistas da Bola de Ouro 2025

Esportes
Com 1,2 mil atletas, Copa de Futebol Amador começa neste sábado na Capital

Esportes
João Fonseca estreia nesta quinta no Masters 1000 de Cincinnati

Esportes
Campo Grande sedia primeira etapa do Campeonato Estadual de Ranch Sorting

Esportes
FFMS divulga tabela das quartas do Sub-15; vaga na Copa do Brasil acirra disputa

Justiça