Menu
Menu
Busca segunda, 15 de dezembro de 2025
Financial Lançamento
Esportes

Paralimpíadas Escolares de MS marca recorde de participação com 17 municípios

A expectativa é reunir cerca de 350 participantes nesta etapa estadual que acontece em Campo Grande

04 julho 2025 - 13h26Sarah Chaves

Maior evento estudantil de paradesporto em MS, a 14ª edição das Paraesc (Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul), acontece entre os dias 11 a 13 de julho. O torneio também é uma seleção para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que ocorrerão em São Paulo, de 17 a 22 de novembro e 24 a 29 de novembro.

A expectativa é reunir cerca de 350 participantes nesta etapa estadual. As modalidades paralímpicas em disputa nesta edição serão atletismo, bocha, tênis de mesa e badminton. A iniciativa da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) promove a inclusão e contribui para o desenvolvimento de jovens atletas em idade escolar.

Com representantes de 17 municípios, a edição registra recorde de participação, enquanto em 2024 foram 13 cidades. Os participantes são: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca espaço de reconhecimento, visibilidade e protagonismo para os jovens atletas com deficiência. "É ali que eles mostram seu talento, superam limites e nos ensinam, com o exemplo, o verdadeiro significado de inclusão e cidadania". 

Exclusivamente voltadas a estudantes com deficiência, as Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul têm como missão promover a inclusão, a formação esportiva, além de fortalecer o desenvolvimento técnico das modalidades paralímpicas e disseminar os valores do paradesporto.

O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a inclusão e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. "As Paraesc promovem o acesso das pessoas com deficiência às mais diversas práticas esportivas. O esporte eleva a auto-estima, melhora saúde física e mental e promove o bem-estar. Essa é uma política pública essencial de governo e nosso desejo é melhorar cada vez mais as Paralímpiadas Escolares e incluir cada vez mais modalidades", afirma Nuñez.

14ª edição das Paralímpiadas Escolares de Mato Grosso do Sul 

Cerimônia de Abertura: 

Data: 11 de julho (sexta-feira) 

Horário: 18h30

Local: Eco Hotel do Lago

Endereço: R. Bom Retiro, 1098 Campo Grande, MS, 79079-050

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dupla conquistou a etapa de Fortaleza
Esportes
Ao lado de George, campo-grandense Saymon conquista etapa do Brasileiro de vôlei de praia
Léo Jardim comemora classificação do Vasco contra o Fluminense
Esportes
Vasco vence o Fluminense nos pênaltis e garante vaga na final da Copa do Brasil
Gabi Zanotti marcou o único gol do Corinthians
Esportes
Palmeiras conquista tetracampeonato paulista em final contra o Corinthians
Maria Clara Pacheco e Caio Bonfim são eleitos os Melhores Atletas do Ano
Esportes
Prêmio Brasil Olímpico coroa Maria Clara e Caio Bonfim como destaques da temporada
João levará o nome de MS para competição
Esportes
Policial militar de MS vai participar de triathlon extremo em Santa Catarina
A Copa do Brasil de 2026 terá início na semana do dia 18 de fevereiro
Esportes
Copa do Brasil terá duas vagas para a Libertadores a partir de 2026
Brasileiro foi eliminado
Esportes
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Foto: Arquivo Fifa
Esportes
Fifa abre nova fase de venda de ingressos para a Copa de 2026
Arrascaeta fez dois gols
Esportes
Flamengo vence Cruz Azul e avança para semifinal do Intercontinental
Tenista se manifestou contratria ao jogos entre atletas e atletas trans
Esportes
Sabalenka diz não ser justo que mulheres enfrentem atletas trans

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí