Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Esportes

Por que Massa melhorou na segunda parte da temporada 2014

04 dezembro 2014 - 11h42Via MSN
Três pódios, muita festa no Brasil e a luta pela vitória no GP de Abu Dhabi: Felipe Massa terminou a temporada 2014 do Mundial de F1 em alta, e fazer uma segunda metade de campeonato bem melhor que a primeira não é exatamente uma novidade na carreira do piloto brasileiro. Nas últimas cinco temporadas, ele cresceu na segunda parte do ano em três — 2010, 2012 e 2014 —, sendo que essa ascensão foi vertiginosa em 2012 e 2014. As explicações são distintas.

Existe uma diferença grande entre o que Massa fez em 2012, ainda com a Ferrari, e o que fez em 2014, no primeiro ano com a Williams. Ao mesmo tempo, é simples: em um desses anos, ele se comportou como piloto top de linha.

Há dois anos, o pior Massa se apresentou durante seis meses. Por todo o primeiro semestre, ele foi muito mal. O carro era péssimo, mas Fernando Alonso ia dando conta de extrair bons resultados e até mesmo duas vitórias enquanto ele somara somente 23 pontos. Quanto a Massa, Luca di Montezemolo chegou a dar um ultimato. Demorou para que ele colocasse a cabeça no lugar, o que ocorreu no GP da Inglaterra, e a partir de então ele engrenou. Ficou fora dos pontos na Alemanha, mas pontuou em todas as dez últimas provas e quebrou o jejum de dois anos sem pódios para fechar o ano com dois troféus e 122 pontos chorando no pódio do GP do Brasil.

O Felipe do início daquele campeonato se assemelhava bastante ao Kimi Räikkönen de todo o ano de 2014: arrastava-se pela pista sem ser capaz de apresentar um desempenho constante e competitivo. Uma espiral negativa sem fim. Lento, pontuou apenas quatro em dez oportunidades mesmo vendo a bandeirada nove vezes, e estava fora do top-10 na prova em que abandonou.

O que aconteceu no campeonato que terminou em 23 de novembro, em Abu Dhabi, foi completamente diferente.

Em 2013, Massa voltou a ser rápido, embora tenha sido um tanto inconstante ao mesmo tempo. Em 2014, mostrou-se bastante rápido desde os testes de pré-temporada, faltando apenas conseguir completar as provas livre de problemas que fugissem ao seu controle.

A lista de contratempos enfrentada na primeira metade do campeonato foi grande:

GP da Austrália:
Tirado na largada por um Kamui Kobayashi sem freios.

GP do Bahrein:
Lutou pelo pódio, mas teve a estratégia de três paradas prejudicadas por uma intervenção do carro de segurança e foi sétimo.

GP da China:
Estava em sexto até o primeiro pit-stop, em que a Williams tentou montar as rodas do lado errado e demorou mais de um minuto.

GP de Mônaco:
No circuito mais apertado da temporada, foi acertado por Marcus Ericsson no fim do Q1 e teve de largar em 16º. Chegou em sétimo.

GP do Canadá:
Foi acertado por Sergio Pérez na última volta em disputa pela quarta posição.

GP da Inglaterra:
Viu-se sem ter para onde ir diante do carro de Kimi Räikkönen e abandonou após mais um acidente.

GP da Alemanha:
Envolveu-se em um acidente de corrida na largada com Kevin Magnussen.

Analisando o potencial de performance que a Williams tinha nessas corridas, levando em conta o desempenho que vinha sendo apresentado por Massa e o que Valtteri Bottas deu conta de fazer com o modelo idêntico, a conta que se faz é que toda essa sequência custou pelo menos 70 pontos ao brasileiro. Tal quantia já bastaria para que ele fechasse o campeonato confortavelmente na quarta colocação, à frente do companheiro de equipe.

Para piorar a impressão de que o ano era ruim, nas três corridas mais “normais”, suas apresentações não foram vistosas. Na Malásia, foi sétimo recebendo um pedido — que não acatou — para deixar Bottas passá-lo; na Espanha, passou muito tempo perseguindo outros carros e por causa disso sofreu com um desgaste de pneus fora do normal, fechando fora dos pontos, mas aprendendo a lição; na Áustria, largou na pole e terminou em quarto, perdendo o pódio para Bottas.

E o que mudou no segundo semestre? Basicamente, Massa conseguiu chegar ao final das corridas. A pilotagem já estava boa antes. Foram 104 pontos, feitos em sete de nove provas. Os dois resultados nulos desta segunda parte da disputa foram na Bélgica e na Rússia, e também catalisados por fatores alheios à sua pilotagem.

Em Spa, perdia dois segundos por volta para os adversários por causa de um pedaço de pneu de Lewis Hamilton que ficara preso no assoalho de seu carro. A Williams demorou dois pit-stops para perceber, e então a corrida estava jogada fora. Em Sochi, um problema no motor na classificação o deixou no fim do grid. Ele tentou arriscar uma estratégia diferente e até ia acompanhando o ritmo de Nico Rosberg, mas perdeu o pique na metade da prova e estagnou na 11ª posição. Em Monza, em Cingapura, no Brasil e em Abu Dhabi, foi muito bem.

Velocidade não faltou para Massa em 2014. O que continua faltando é fazer uma temporada inteira em alto nível, algo que não acontece desde 2008, e essa deve ser a missão para 2015.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Maria Clara Pacheco e Caio Bonfim são eleitos os Melhores Atletas do Ano
Esportes
Prêmio Brasil Olímpico coroa Maria Clara e Caio Bonfim como destaques da temporada
João levará o nome de MS para competição
Esportes
Policial militar de MS vai participar de triathlon extremo em Santa Catarina
A Copa do Brasil de 2026 terá início na semana do dia 18 de fevereiro
Esportes
Copa do Brasil terá duas vagas para a Libertadores a partir de 2026
Brasileiro foi eliminado
Esportes
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Foto: Arquivo Fifa
Esportes
Fifa abre nova fase de venda de ingressos para a Copa de 2026
Arrascaeta fez dois gols
Esportes
Flamengo vence Cruz Azul e avança para semifinal do Intercontinental
Tenista se manifestou contratria ao jogos entre atletas e atletas trans
Esportes
Sabalenka diz não ser justo que mulheres enfrentem atletas trans
FC Pantanal conquistou o título da temporada
Esportes
Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino
Operário conquistou mais um título na temporada
Esportes
Com gol de Cristiano Ronaldo, Operário conquista Sul-Mato-Grossense Sub-17
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino
Esportes
Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino

Mais Lidas

O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande