Menu
Menu
Busca domingo, 07 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Esportes

Site: impasse entre Palmeiras e WTorre pode atrasar estádio em até um ano

23 outubro 2013 - 11h28Via Uol
Dr Canela
O novo estádio do Palmeiras pode ser oficialmente entregue apenas no primeiro semestre de 2015. Essa é a previsão de especialistas, segundo o site UOL Esporte, caso o clube e a construtora WTorre não cheguem a um acordo sobre a interpretação de algumas cláusulas do contrato da arena e seja necessário recorrer a uma arbitragem sobre a questão.

Palmeiras e WTorre vivem um impasse em vários pontos. O principal deles é o que se refere à divisão dos direitos de comercialização das cadeiras e da receita proveniente delas. Caso não haja um entendimento, a questão será levada para o conselho de arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. O último prazo estipulado pela construtora para entregar a obra foi abril de 2014, um ano além da primeira previsão.

De acordo com um integrante do centro de arbitragem, que preferiu não se identificar, o órgão demora em média cerca de 12 meses para resolver esse tipo de conflito. Nesse prazo, o árbitro pode pedir a suspensão das obras ou mesmo que toda a receita advinda dela, caso o estádio esteja em funcionamento, seja colocado em uma conta específica e nenhuma das partes tenha direito ao dinheiro até que uma decisão seja tomada. No contrato entre Palmeiras e WTorre fica determinado que a Câmara de Comércio Brasil-Canadá terá essa função.

Ana Claudia Pastore, superintendente do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo, confirmou a tese ao UOL Esporte. "Caso o árbitro ache necessário embargar a obra, ele pode. A sentença arbitral é uma sentença terminativa. Ela tem que ser cumprida e, se não for, é executada. Dependendo da complexidade do caso, pode levar mais de um ano para sair uma decisão", disse, lembrando que não cabe recurso à decisão, que possui o mesmo o valor de uma sentença aplicada na justiça comum.

Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, admitiu que se a situação chegar ao extremo de ter que ser arbitrada, realmente as obras podem atrasar. "Pode atrasar um pouco mais a obra, mas é muito melhor conter a ansiedade nesse momento, porque estamos decidindo o futuro do Palmeiras em 30 anos. É melhor ter um atraso e iniciar como se deve, do que sofrer 30 anos por algo que não começou de forma adequada", explicou.

Ele disse que tentará de todas as maneiras evitar que isso aconteça, mas que não considera a hipótese o fim do mundo. "Não vejo problema, está previsto no contrato que, caso não se chegue a um acordo, vá para isso. Vamos tentar à exaustão não deixar entrar um terceiro, mas se não conseguir não tem problema de ir à Câmara", declarou.

Do ponto de vista do clube, no entanto, seria um golpe enorme, já que o Palmeiras conta com seu novo estádio em pleno funcionamento em 2014, ano do seu centenário. As festividades passam necessariamente pela inauguração da arena.

Quando fizeram o contrato, ambas as partes decidiram por resolver qualquer causa em um conselho de arbitragem pela velocidade com que a questão é apreciada. Quando as partes decidem que não existe mais possibilidade de entrar em acordo, recorrem à arbitragem, previamente estabelecida em contrato. Cada uma das partes envolvidas escolhe um árbitro, sendo que estes dois selecionam um terceiro, que precisa ser cadastrado na instituição arbitral.

O presidente Paulo Nobre se reuniu com o Conselho Deliberativo do Palmeiras para discutir as questões conflitantes do estádio.

Reportar Erro
Dr Canela
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

A BNPB alertou que o total de vítimas pode aumentar, já que socorristas ainda enfrentam dificuldades para acessar comunidades
Internacional
Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos
Partida acontece no estádio MetLife, às 19h (horário de Brasília)
Esportes
Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho
Assembleia aconteceu na última segunda-feira
Esportes
Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube
Carlo Ancelotti, técnico do Brasil
Esportes
Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital
Esportes
Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital
Ação promocional é para as provas de 2026
Esportes
Meia Maratona na Capital abrirá inscrições gratuitas por 10 minutos para edição de 2026
Estádio Douradão
Esportes
Vistoria garante liberação do Douradão para partidas do Estadual de MS em 2026
Taça da Copa do Mundo
Esportes
Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti na fase de grupos da Copa do Mundo
Com recorde de inscritos, programação da 'Bonito 21K' começa nesta sexta
Esportes
Com recorde de inscritos, programação da 'Bonito 21K' começa nesta sexta
Foto: Divulgação
Esportes
Final dos Campeões 2025 do Laço Comprido começa hoje com provas técnicas

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG