De acordo com dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), mais de 15 animais são mortos a cada segundo nas estradas brasileiras, cerca de 1,3 milhão por dia e até 475 milhões de animais morrem por ano no Brasil.
Preocupados, pesquisadores do Centro de Estudos em Meio Ambiente e Áreas Protegidas (Cemap) da Universidade Estadual de Mata Grosso do Sul (Uems) e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), executam o projeto Estrada Viva: A Fauna Pede Passagem.
Neste projeto são monitorados os atropelamentos de animais silvestres na BR-359, entre Coxim a Mineiros (Goiás). Nesta rodovia são encontrados, quinzenalmente, um índice de 22 animais mortos, sendo os mais identificados: tamanduá, lobinho, tatu e anta.
Durante 29 campanhas de monitoramento, cerca de 653 animais sofreram atropelamento. A maior incidência ocorreu em áreas próximas a córregos em fundo de vales, locais com maior concentração de vegetação.

De acordo com o projeto Estrada Viva, os fragmentos de vegetação e o tráfego de veículos foram os fatores que mais contribuíram para esse índice de mortes.
O atropelamento de pássaros atropelados ocorreu mais nas cdade Coxim à Alcinópolis.
Os atropelamentos de grandes mamíferos, como a anta, foram registrados próximos ao Parque Nacional das Emas (em áreas de corredores, junto a fragmentos isolados de ambos os lados da pista e próximo a córregos).
Todas as informações obtidas nas campanhas/levantamentos, como espécie, localização geográfica, tamanho e sexo estão sendo adicionados a um banco de dados (planilha adaptada do SISBio) para análise estatística com o programa Siriema do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da URGS (Nerf).

Deixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande







