De acordo com dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), mais de 15 animais são mortos a cada segundo nas estradas brasileiras, cerca de 1,3 milhão por dia e até 475 milhões de animais morrem por ano no Brasil.
Preocupados, pesquisadores do Centro de Estudos em Meio Ambiente e Áreas Protegidas (Cemap) da Universidade Estadual de Mata Grosso do Sul (Uems) e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), executam o projeto Estrada Viva: A Fauna Pede Passagem.
Neste projeto são monitorados os atropelamentos de animais silvestres na BR-359, entre Coxim a Mineiros (Goiás). Nesta rodovia são encontrados, quinzenalmente, um índice de 22 animais mortos, sendo os mais identificados: tamanduá, lobinho, tatu e anta.
Durante 29 campanhas de monitoramento, cerca de 653 animais sofreram atropelamento. A maior incidência ocorreu em áreas próximas a córregos em fundo de vales, locais com maior concentração de vegetação.

De acordo com o projeto Estrada Viva, os fragmentos de vegetação e o tráfego de veículos foram os fatores que mais contribuíram para esse índice de mortes.
O atropelamento de pássaros atropelados ocorreu mais nas cdade Coxim à Alcinópolis.
Os atropelamentos de grandes mamíferos, como a anta, foram registrados próximos ao Parque Nacional das Emas (em áreas de corredores, junto a fragmentos isolados de ambos os lados da pista e próximo a córregos).
Todas as informações obtidas nas campanhas/levantamentos, como espécie, localização geográfica, tamanho e sexo estão sendo adicionados a um banco de dados (planilha adaptada do SISBio) para análise estatística com o programa Siriema do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da URGS (Nerf).

Deixe seu Comentário
Leia Também

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

'Rapidinha' de R$ 100 termina em calote e agressão contra mulher em Maracaju

Polícia Militar atende ocorrência de cão vítima de escalpelamento em Nova Alvorada do Sul

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

Carro funerário de Bandeirantes é flagrado transportando cocaína no DF

Mais uma vez acumulada, Mega-Sena chega a incríveis R$ 102 milhões

Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto






