Menu
Menu
Busca sexta, 26 de julho de 2024
Secovi - Julho24
Geral

Agência UEMS de Inovação irá impulsionar cenário tecnológico no Estado

10 junho 2016 - 14h43assessoria uems

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) avança rumo ao fortalecimento do gerenciamento e produção de projetos e negócios com a criação da Agência UEMS de Inovação que será inaugurada no próximo dia 21, com a presença do Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado, Renato Roscoe, no Anfiteatro do Bloco A, na unidade universitária de Dourados.

A Agência UEMS de Inovação visa ampliar parcerias estratégicas com empresas e órgãos públicos e privados para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, englobando as incubadoras Fênix e Elos, a Assessoria de Inovação e Tecnologia (NIT) e a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos (ACPR).

“A Agência é uma iniciativa pioneira no âmbito da UEMS e objetiva o fomento de ideias inovadoras em vários níveis. A Universidade tem um imenso potencial a ser explorado a partir da implantação de 11 Centros de Pesquisa em áreas estratégicas”, afirma Laércio de Carvalho, vice-reitor da UEMS.

De recursos naturais às tecnologias químicas; do desenvolvimento sustentável à produção vegetal, além dos Centros referenciais de pesquisas nas áreas de educação, linguagem, memória e identidade, e gênero, raça e etnia a implementação dos Centros é fator que facilita a gestão de projetos e captação de recursos.

Assessorias Integrantes

“O NIT atua em parceria com diversas instituições, desde o próprio Governo do Estado à instituições como a Fundect, Senai, Sebrae entre outros. Trata-se de um mecanismo institucional direcionado especificamente a negócios embasados em inovação e tecnologia. Nosso objetivo maior é incentivar a pesquisa científica, a transferência de tecnologias, a propriedade intelectual, depósito de patentes, além da integração da Universidade com os setores produtivos do Estado, destaca Janete Soares, assessora da NIT.

“A APCR desenvolve estratégias referentes à captação de financiamentos voltados a diferentes projetos da UEMS, visando garantir recursos para implantação de infraestrutura adequada junto a laboratórios e demais espaços de pesquisa. Equipamentos adequados são imprescindíveis para o avanço da inovação na Universidade. É dessa forma que o trabalho da APCR soma ao princípio da Agência de Inovação da UEMS”, explica Vera Lescano, responsável pela Assessoria, juntamente com Leila Marques.

Incubadoras da UEMS

As Incubadoras da UEMS têm atuado como força auxiliar no desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos nascentes e em operação, buscando a modernização de suas atividades transformando ideias em produtos, processos e serviços, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar aos empreendedores no âmbito da Universidade.

A Elos-ITCP é voltada para empreendimentos coletivos de caráter social a colaborativo, e busca atender demandas de grupos informais e formais na perspectiva de Economia Solidária. “Nosso diferencial é centrar não apenas a organização econômica, mas no ser humano, na sustentabilidade, na promoção de qualidade de vida, primando por uma produção coletiva, autogestionária e democrática”, esclarece a responsável Cândida Erbano.

Já a Fênix possui um caráter mais arrojado e empresarial, trabalhando focada na transformação de ideias em empreendimentos inovadores, gerando emprego e desenvolvimento. “Disseminar a cultura empreendedora e a inovação fazem parte da missão da Fênix incentivando a criação de produtos e serviços que impactem positivamente a sociedade, sempre primando pela inovação”, finaliza Leandro Pezzin, gestor da Fênix.

Espaço Inovação UEMS e UFGD

O espaço visa mostrar os serviços e produtos desenvolvidos pelas Empresas Junior (EJ´s), além de outros projetos desenvolvidos em parcerias pelas instituições. À frente da iniciativa, Lendro pezzin informa que “com finalidade educacional, uma EJ possibilita ao acadêmico a vivência prática dos conhecimentos aprendidos na graduação, desenvolvimento da liderança e habilidades empresariais, além de estimular o empreendedorismo”. Outro diferencial é a prestação de serviços de qualidade com preços mais acessíveis. As atividades são supervisionadas por professores.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dona Neli e seus netos
Comportamento
JD1TV - Dia dos Avós: Vovó Neli ensina receita de 'cueca virada' ao lado dos netos
Remco Evenepoel
Esportes
Ciclista belga detona qualidade de percurso das Olimpíadas
Foto: Divulgação
Geral
Brasil Ride Bonito 2024 começa na próxima semana
Foto: CBMMS/Gretap
Geral
Operação Pantanal: Equipes combatem o fogo próximo a fazendas em MS
Foto: Sinergia-MS
Geral
Empresa abre vagas para eletricistas e operador de munck na Capital
Foto: Chico Ribeiro
Geral
Para captar investimentos, Estado institui a Invest MS
Rose Modesto falou sobre a possível pré-candidatura
Justiça
Juiz proíbe Rose Modesto de impulsionar propaganda negativa contra administração
Sargento da PMMS é preso após condenação por furto de celular em ocorrência
Justiça
Sargento da PMMS é preso após condenação por furto de celular em ocorrência
Urna eletrônica
Justiça
Justiça eleitoral 'barra' divulgação de pesquisa em Campo Grande
Lotofácil da independência pode pagar R$ 200 milhões; maior prêmio da história
Geral
Lotofácil da independência pode pagar R$ 200 milhões; maior prêmio da história

Mais Lidas

Happy Land, Mundo Encantado da Disney, em Brasília
Comportamento
Um pedaço da Disney em Campo Grande? Parque e personagens chegam em agosto
Centro de Campo Grande
Cidade
Campo Grande lidera ranking de capital mais competitiva em Capital Humano do Centro-Oeste
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Educação
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Desembargador aposentado Paulo Alfeu Puccinelli, foi Vice-Presidente do TJMS no biênio 2009-2011 -
Justiça
MP pede nova perícia financeira em ação contra desembargador que 'favoreceu' Jamil Name