Menu
Menu
Busca segunda, 15 de abril de 2024
TJMS Abril24
Geral

Agência UEMS de Inovação irá impulsionar cenário tecnológico no Estado

10 junho 2016 - 14h43assessoria uems

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) avança rumo ao fortalecimento do gerenciamento e produção de projetos e negócios com a criação da Agência UEMS de Inovação que será inaugurada no próximo dia 21, com a presença do Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado, Renato Roscoe, no Anfiteatro do Bloco A, na unidade universitária de Dourados.

A Agência UEMS de Inovação visa ampliar parcerias estratégicas com empresas e órgãos públicos e privados para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, englobando as incubadoras Fênix e Elos, a Assessoria de Inovação e Tecnologia (NIT) e a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos (ACPR).

“A Agência é uma iniciativa pioneira no âmbito da UEMS e objetiva o fomento de ideias inovadoras em vários níveis. A Universidade tem um imenso potencial a ser explorado a partir da implantação de 11 Centros de Pesquisa em áreas estratégicas”, afirma Laércio de Carvalho, vice-reitor da UEMS.

De recursos naturais às tecnologias químicas; do desenvolvimento sustentável à produção vegetal, além dos Centros referenciais de pesquisas nas áreas de educação, linguagem, memória e identidade, e gênero, raça e etnia a implementação dos Centros é fator que facilita a gestão de projetos e captação de recursos.

Assessorias Integrantes

“O NIT atua em parceria com diversas instituições, desde o próprio Governo do Estado à instituições como a Fundect, Senai, Sebrae entre outros. Trata-se de um mecanismo institucional direcionado especificamente a negócios embasados em inovação e tecnologia. Nosso objetivo maior é incentivar a pesquisa científica, a transferência de tecnologias, a propriedade intelectual, depósito de patentes, além da integração da Universidade com os setores produtivos do Estado, destaca Janete Soares, assessora da NIT.

“A APCR desenvolve estratégias referentes à captação de financiamentos voltados a diferentes projetos da UEMS, visando garantir recursos para implantação de infraestrutura adequada junto a laboratórios e demais espaços de pesquisa. Equipamentos adequados são imprescindíveis para o avanço da inovação na Universidade. É dessa forma que o trabalho da APCR soma ao princípio da Agência de Inovação da UEMS”, explica Vera Lescano, responsável pela Assessoria, juntamente com Leila Marques.

Incubadoras da UEMS

As Incubadoras da UEMS têm atuado como força auxiliar no desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos nascentes e em operação, buscando a modernização de suas atividades transformando ideias em produtos, processos e serviços, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar aos empreendedores no âmbito da Universidade.

A Elos-ITCP é voltada para empreendimentos coletivos de caráter social a colaborativo, e busca atender demandas de grupos informais e formais na perspectiva de Economia Solidária. “Nosso diferencial é centrar não apenas a organização econômica, mas no ser humano, na sustentabilidade, na promoção de qualidade de vida, primando por uma produção coletiva, autogestionária e democrática”, esclarece a responsável Cândida Erbano.

Já a Fênix possui um caráter mais arrojado e empresarial, trabalhando focada na transformação de ideias em empreendimentos inovadores, gerando emprego e desenvolvimento. “Disseminar a cultura empreendedora e a inovação fazem parte da missão da Fênix incentivando a criação de produtos e serviços que impactem positivamente a sociedade, sempre primando pela inovação”, finaliza Leandro Pezzin, gestor da Fênix.

Espaço Inovação UEMS e UFGD

O espaço visa mostrar os serviços e produtos desenvolvidos pelas Empresas Junior (EJ´s), além de outros projetos desenvolvidos em parcerias pelas instituições. À frente da iniciativa, Lendro pezzin informa que “com finalidade educacional, uma EJ possibilita ao acadêmico a vivência prática dos conhecimentos aprendidos na graduação, desenvolvimento da liderança e habilidades empresariais, além de estimular o empreendedorismo”. Outro diferencial é a prestação de serviços de qualidade com preços mais acessíveis. As atividades são supervisionadas por professores.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Juiza Gabriela Hardt, juiz Danilo Pereira Júnior e os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Lenz Loraci Flores De Lima /
Justiça
"Graves infrações" afastam juíza da Lava Jato e mais 3
Vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa (PSDB) /
Interior
Vereadora de Caarapó é condenada por irregularidades nas contas
Magali Picarelli - Foto: Reprodução /
Justiça
Exonerações na Câmara Municipal de Campo Grande atingem até Magali Picarelli
UFMS inicia ação da 'Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico'
Geral
UFMS inicia ação da 'Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico'
Odilon Ferraz Alves Ribeiro /
Interior
TCE aponta irregularidades em licitação e multa prefeito de Aquidauana
Agetran divulga lista de multas aplicadas de 21 a 31 de março
Cidade
Multas de trânsito: saiba se você foi "canetado" entre 21 a 31 de março
Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Justiça
TCE-MS condena ex-presidente da Câmara de Jateí por irregularidades orçamentárias
Foi pra vala: Morador reclama após carro cair em buraco no Serraville
Geral
Foi pra vala: Morador reclama após carro cair em buraco no Serraville
Estande da Aratech
Geral
Expogrande: Balanço inicial aponta giro de R$ 350 milhões
Captação de água no Rio Paraguai, em Corumbá
Geral
Sanesul e Sejusp se juntam para combater fraudes em ligações de rede de água

Mais Lidas

Vítima foi atingida por pelo menos três disparos
Interior
Empresário é assassinado a tiros por dupla em motocicleta em Bela Vista
Vítima bateu de forma violenta contra o muro
Polícia
AGORA: Motociclista morre após bater em muro de condomínio no Monte Castelo
Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Sósia do Lula em Campo Grande
Comportamento
Sósia do Lula faz sucesso em evento presidencial na Capital; assista