Menu
Menu
Busca quinta, 12 de dezembro de 2024
Governo Dengue - Dez24
Geral

Aprovada versão final do Plano Diretor; conheça o texto completo

As discussões sobre o projeto de lei tiveram início em 2016, o projeto foi aprovado em regime de urgência nesta quinta-feira

29 março 2019 - 12h15Rayani Santa Cruz

Projeto de retificação técnica do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande foi aprovado pelos vereadores, durante a sessão de quinta-feira (28). O projeto que prevê normas para a cidade nos próximos 30 anos, passou pela terceira mudança até ser aprovado em regime de urgência, em única discussão e votação por 23 votos a favor. 

Equipes técnicas da Casa de Leis e da prefeitura fizeram amplo estudo para promover a revisão. A partir da sanção do prefeito Marquinhos Trad, com publicação em Diário Oficial, o Plano deve entrar em vigor dentro de 120 dias.  

Concluído e aprovado a trâmite final para a aprovação do Plano Diretor foi uma retificação técnica. “Há peculiaridades que, na prática, precisam de retificações. A Câmara está tendo essa responsabilidade de fazer, confiando na equipe técnica da Câmara e da Prefeitura”, afirmou o vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis, que esclareceu a importância ainda de ter consonância entre dados de índices, mapas e tabelas. 

O Plano Diretor vem sendo discutido desde 2016, houve audiências públicas, e diversos pontos polêmicos até a aprovação. Emendas elaboradas pelos parlamentares continuaram, sendo que foi alterado somente detalhes técnicos.

Dentre as retificações, destaca-se a alteração estabelecendo mínimo de 25% de construção na área do terreno. Porém, há terrenos sociais de 200 metros quadrados, o que exigiria construção de 50 metros quadrados. Assim, poderia haver prejuízos para execução das moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, algumas com 42 metros quadrados.  

A proposta prevê ainda a consolidação do Plano, estabelecendo um único prazo para entrada em vigor e consolidando todas as informações. Isso porque o projeto já passou por dois trâmites, com a sanção, derrubada dos vetos e posterior promulgação. 

Ao final da votação, o vereador Prof. João Rocha destacou o trabalho das equipes da Câmara e Planurb para promover as retificações. “Estamos tranquilos em oferecer o melhor que podemos neste documento para nortear a cidade pelos próximos 30 anos”, disse.  

Clique aqui e conheça o texto completo

Plano Diretor 

No começo de novembro de 2018, o Plano Diretor foi aprovado na Câmara com 156 emendas, elaboradas pelos vereadores, com base em audiências públicas, reuniões com representantes de diferentes segmentos, sociedade em geral e Ministério Público. Na sessão ordinária do dia 18 de dezembro, os vereadores derrubaram todos os vetos do Executivo apresentados às emendas elaboradas pelos parlamentares ao projeto de lei complementar 594/18. 

O Plano trata das normas para expansão e organização da cidade para os próximos 30 anos, no que se refere ao meio ambiente, urbanismo, sustentabilidade e uso e ocupação do solo. Foram realizadas 69 reuniões públicas em 69 bairros ouvindo 908 pessoas, além de consultas pela internet e aplicação de formulários. Ainda, foram promovidas 12 audiências públicas com 683 participantes, reuniões com instituições e ampla discussão no Conselho Municipal de Urbanização.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Geral
Lula passará por novo procedimento cirúrgico na quinta-feira
Alistamento feminino
Geral
Alistamento militar feminino começa em 1° de janeiro; saiba mais
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE suspende licitação de R$ 3,5 milhões para uniformes escolares em Itaquirai
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Geral
Médico de Lula libera visitas de familiares ao presidente
PEC que limita supersalários pode gerar aposentadoria em massa no judiciário
Política
PEC que limita supersalários pode gerar aposentadoria em massa no judiciário
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Geral
Boletim médico diz que Lula está "lúcido, orientado, conversando" após cirurgia
Ronaldo Caiado /
Política
Juíza torna Caiado inelegível por 8 anos
Evento da Arauco na Capital de MS
Geral
Arauco apresenta balanço anual e perspectivas para 2025
Ações acontecerão em todo o país
Geral
É sábado! Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Cassy Monteiro -
Justiça
Candidata do PL em Campo Grande deve devolver R$ 9 mil após contas reprovadas

Mais Lidas

Lula está na UTI após drenagem de hemorragia intracraniana
Geral
Lula está na UTI após drenagem de hemorragia intracraniana
Patati Patatá
Cultura
Chama a criançada! Patati Patatá estarão na Cidade do Natal no dia 14
JD1TV: Peão é visto 'cavalgando em terras misteriosas' com travesti em Aquidauana
Polícia
JD1TV: Peão é visto 'cavalgando em terras misteriosas' com travesti em Aquidauana
O corpo estava dentro de uma área de mata fechada
Polícia
Mulher que colhia raízes em mata encontra corpo em avançado estado de decomposição