Menu
Busca quinta, 28 de outubro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS outubro21
Geral

Carnaval terá ações preventivas para crianças e adolescentes

Funditur e demais entidades ficarão responsáveis pelas ações

03 fevereiro 2019 - 13h56Da Redação com Assessoria

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), o Comando Geral da Polícia Militar de MS, a Televisão Educativa de MS (Fertel), Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (COMCEX/MS), Guarda Municipal de Campo Grande, Defensoria da Criança e Adolescentes (NUDECA), Promotoria da Criança e do Adolescente, Ministério Público Estadual (MPE/MS) e outras entidades, realizaram reuniões em janeiro para tratar do desenvolvimento de ações e estratégias de fiscalização e enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval 2019, que acontece no início do mês de março.

Entre as principais ações em pauta, estão as estratégias de fiscalização do cumprimento da Lei Estadual Nº 4.173, de 23 de março de 2012, que trata da venda, oferta, fornecimento, entrega ou permissão do consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos de idade. Para isso, está sendo definida a atuação efetiva nos locais de realização de eventos carnavalescos realizados ou apoiados pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, além do cumprimento da legislação vigente que trata da responsabilização dos pais frente a situações que envolvam crianças e adolescentes no uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias prejudiciais à saúde.

Outro assunto importante são as ações preventivas em relação a situações de violência e vulnerabilidade, à exploração sexual, além das fiscalizações relativas a locais, horários e condições em que se realizam eventos públicos que envolvam a presença de crianças e adolescentes. A definição do papel de cada entidade envolvida no processo de prevenção, fiscalização e atuação nos casos em questão, e das campanhas educativas nos diversos meios de comunicação (rádio, televisão e internet) serão abordadas na próxima semana, quando o grupo se reúne novamente. O intuito é que sejam cumpridas as determinações do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Segundo Tânia Comerlato, representante da Fundação de Turismo no COMCEX/MS, a Campanha do Carnaval de 2019 está focada em orientar a cadeia produtiva do turismo a respeito da proibição da venda e fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18, com o objetivo em minimizar a violência e exploração sexual praticadas com crianças e adolescentes. “A Fundtur-MS tem contribuído com ações efetivas junto à cadeia produtiva do turismo e demais organizações que promovem o carnaval, para que a festa popular aconteça de forma responsável para que sejam minimizadas as violações de diretos de crianças e adolescentes”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
JD1TV: Homofobia é crime! Jovens são vítimas de ataques dentro de ônibus na capital
Geral
Buh! História da "boneca da Xuxa assassina" assusta as pessoas até hoje
Geral
Grave acidente na BR-262 deixa motorista morto
Geral
Prefeito solicita em Brasília, recursos para infraestrutura da Capital
Geral
Novo trecho é interditado para obras no Parque dos Poderes
Geral
Pesca amadora vai até dia 5 de novembro nos rios de Mato Grosso do Sul
Geral
Marquinhos fará reunião para decidir uso de máscaras
Geral
Solidariedade: CUFA-MS pede ajuda para famílias desabrigadas pelos temporais recentes
Geral
Jovem desaparecido é encontrado e mãe diz ser “situação com drogas”
Geral
Trabalhador tem parte do corpo soterrado durante obra

Mais Lidas

Brasil
Crianças de 2 e 4 anos morrem carbonizadas; irmão de 16 anos assumiu o crime
Polícia
Homem de 31 anos morre após se engasgar com pedaço de carne
Saúde
“Aqui não é lanchonete”, diz médica a paciente em hospital da Capital
Brasil
Crime manda baixar gasolina