Menu
Menu
Busca terça, 14 de abril de 2026
Sebrae IA #2 Abr26
Geral

China se diz 'preocupada' com Trump e mídia critica magnata

12 dezembro 2016 - 11h38Agência Brasil

China está "seriamente preocupada" com as últimas declarações do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, admitiu o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Geng Shuang. Em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (12), ele ressaltou que a possibilidade de Trump rever as relações entre EUA e Taiwan, que é considerado um território rebelde pela China, "atingirá pesadamente" o relacionamento entre Washington e Pequim. As informações são da Agência Ansa.

"Uma violação do príncipio de 'China Única' atingiria pesadamente o relacionamento entre Pequim e Washington, já que o respeito a este princípio tem sido o fundamento das relações bilaterais em mais de três décadas de contatos diplomáticos", comentou Geng Shuang . Desde que foi eleito, em 8 de novembro, Trump vem dando declarações que alfinetam a China ou contrariam os interesses do gigante asiático, que é um forte parceiro comercial dos Estados Unidos.

O magnata republicano já prometeu que irá revisar acordos comerciais e alterar tratados entre os dois países. Além disso, Trump telefonou para a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, em um contato direto que os EUA evitavam desde 1979 para não desagradar a Pequim, que pede que nenhum país reconheça a independência do território. Em entrevista à emissora Fox News no fim de semana, Trump ameaçou de novo a China, dizendo que "não se sente obrigado a seguir a política da 'China Única'".

A imprensa chinesa também tem reagido às falas de Trump. O jornal "Global Times", controlado pelo Partido Comunista, disse que o republicano é "ignorante como uma criança, imaturo e inexperiente". Em um editorial, o periódico disse: "Trump, escute claramente: a 'China Única' não pode ser negociada".

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Anderson com a equipe
Geral
Após 16 anos de espera, policial civil realiza transplante e ganha "nova vida"
Vítima foi atendida no UPA Universitário
Saúde
'Avanço', diz Ministério Público sobre o fornecimento de comida nas UPAs e CRSs
SISFRON - Foto: Exército Brasileiro
Política
CPI do Crime Organizado expõe falhas no sistema de monitoramento das fronteiras
Divulgação - PF
Polícia
PF intercepta 52 kg de skunk em transportadora e prende suspeitos em Campo Grande
Equipes da polícia e perícia no local
Polícia
Subtenente que atirou na companheira segue vivo em estado grave na Santa Casa
Divulgação - PF
Polícia
PF intensifica combate a esquema de medicamentos ilegais usados para emagrecimento em MS
Prova de concurso para cartórios é remarcada em Mato Grosso do Sul
Geral
Prova de concurso para cartórios é remarcada em Mato Grosso do Sul
O caso foi registrado na Depac Cepol
Polícia
Venezuelano procurado pela Justiça é preso em Campo Grande com documentos falsos
Arquiteta que caiu de caminhonete do ex-marido é velada em Campo Grande
Polícia
Arquiteta que caiu de caminhonete do ex-marido é velada em Campo Grande
Câmera flagrou a batida - Foto: Reprodução / Vídeo
Polícia
VÍDEO: Mãe e filho ficam em estado grave após atropelamento no Jardim Noroeste

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
UPA Coronel Antonino
Polícia
Após ser liberado da UPA, homem volta a passar mal e morre em Campo Grande
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande