Começa nesta quarta-feira (28) em Campo Grande, o "I Congresso Internacional de Direito do Trabalho: As Transformações Sociais e o Direito do Trabalho", que vai reunir até sexta-feira (30), especialistas de quatro países da Europa e da América Latina para falar sobre as mudanças na legislação e no mundo do trabalho.
O evento, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região para comemorar seus 25 anos de instalação em Mato Grosso do Sul, será aberto às 19 horas desta quarta-feira, na sede do TRT/MS, no Parque dos Poderes. O congresso também terá a participação de dois Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e Marcio Eurico Vitral Amaro. As inscrições gratuitas já foram encerradas.
O Diretor da Escola Judicial do TRT/MS, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, explica que Portugal e Argentina também passaram por reformas trabalhistas para adequar a legislação às transformações sociais e, por isso, palestrantes desses países vão abordar de que forma a atualização das leis trabalhistas impactaram os trabalhadores e empresários mundo a fora.
"Ver como isso foi recebido e interpretado nesses países, onde a mudança na lei ocorreu antes da nossa, vai nos orientar na condução aqui no Brasil. Cabe à ordem jurídica, ao Poder Judiciário e a todos aqueles que lidam com as questões trabalhistas atentarem-se a essa evolução da sociedade e da legislação, buscando uma interpretação jurídica harmônica aos novos paradigmas sociais", defende o magistrado.
Programação
Quarta-feira (28), a palestra de abertura do congresso será ministrada pelo professor doutor da Universidade Católica de Lisboa, Pedro Romano Martinez, com o tema "O Regulamento (Europeu) de Proteção de Dados: implicações na relação de trabalho".
Quinta-feira (29), às 8h, a Juíza Coordenadora da EJUD do TRT da 6ª Região, Roberta Corrêa de Araújo, abordará a "Terceirização e Trabalho Precário". Em seguida, às 9h30, Dirley da Cunha Junior, Juiz Diretor do Foro da Justiça Federal da Bahia, vai ministrar a palestra "Jurisdição constitucional, mutação constitucional e decisões manipulativas".
À tarde, serão discutidas a "Arbitragem trabalhista individual", por Estêvão Mallet, Professor Doutor da Universidade de São Paulo e "A Reforma Trabalhista na Argentina", pela Professora da Universidade de Buenos Aires, Adriana Alicia Micale.
Na sexta-feira (30), encerrando o congresso, o Desembargador do TRT da 3ª Região, Sebastião Geraldo de Oliveira, vai falar sobre "Violência no trabalho: enfretamento e superação" e o Professor Doutor da Universidade de Montevidéu ¿ Uruguai, Mario Garmendia Arigón, vai discutir "As transformações do Direito do Trabalho na América Latina e no Uruguai".
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


O congresso termina na sexta (Divulgação)



