Menu
Menu
Busca quinta, 16 de maio de 2024
TJMS Maio24
Geral

Conheça a campanha de conscientização Janeiro Branco

Campanha busca conscientizar sobre a saúde mental e emocional

04 janeiro 2022 - 09h53Pedro Molina    atualizado em 04/01/2022 às 14h42

Janeiro, um mês que é lembrado por vários motivos, como ser o primeiro do ano, por ser um mês de recomeços, e vários outros aspectos relacionados com a ideia de renascimento pós ano-novo, mas no mês também temos uma campanha importantíssima, o Janeiro Branco, que trata sobre a conscientização pela saúde mental e emocional.

A campanha foi criada por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, e desde 2014 janeiro é o mês da conscientização pela saúde mental e emocional, e, como o nome diz, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre como lidar com problemas e doenças relacionadas com saúde mental e emocional, incentivar elas a buscar o que as faz felizes e ensinar maneiras de melhorar sua saúde mental.

Muitas pessoas relacionam uma saúde mental boa com a falta de doenças mentais e psiquiátricas, quando na verdade, uma saúde mental boa tem muito mais haver com um estado de bem estar físico, mental e social.

O JD1 foi atrás de um profissional da área de psicologia para responder algumas perguntas sobre este mês de conscientização.

Ao ser questionado sobre o ponto positivo de se ter um mês com foco na saúde mental, Dennis Filipe, de 28 anos, reforçou que, assim como uma dor física, uma dor mental e emocional tem como ser tratada.

“Assim como os outros meses, Novembro Azul e Outubro Rosa, que estimulam a conscientização da prevenção do câncer de mama e de próstata, acredito que seja benéfico ter um mês dedicado a saúde mental, pois assim como a dor física tem seus cuidados, o lado mental também possui as suas necessidades e atenções especiais as quais negligenciamos em vários momentos de nossas vidas.”, disse Dennis.

Já sobre o motivo da escolha de janeiro como o mês da conscientização pela saúde mental e emocional, nosso entrevistado explicou o motivo, que seria a simbologia de mudança e renascimento que vem junto do mês de janeiro.

“Janeiro é o primeiro mês do ano, após as festas de fim de ano somos motivados a repensar sobre nossas ações para conosco e ao próximo, recarregar as energias, definir novos projetos de vida e encerrar ciclos que não nos faziam bem para que os próximos meses sejam melhores em relação aos que passaram. Janeiro é simbolicamente, a oportunidade do recomeço.”, explicou.

Mesmo com todos os pontos positivos de se ter um mês focado na saúde mental e emocional, infelizmente ainda temos muito tabu ao se falar de saúde mental em geral, um certo preconceito, quase como uma necessidade de se evitar esse tipo de assunto.

“Infelizmente sim, quando debatemos sobre saúde mental nos é apresentado que é a ausência de doenças como depressão, ansiedade, bipolaridade etc. Saúde mental vai além, é se sentir bem com seu próprio corpo, ter responsabilidade afetiva em seus relacionamentos, reconhecer seus próprios limites e dizer não para aquilo que não propicia felicidade.”, respondeu o psicólogo.

“Por opinião pessoal, acredito que o que influencia a existência desse tabu é por nos sermos seres humanos sensíveis as quais não gostamos que toquem em assuntos complexos ou delicados onde há a necessidade de se expor, se abrir.”, complementou.

O Janeiro Branco ainda conta com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), e diversos outros órgãos, associações e grupos, contando até mesmo com site, tudo com o objetivo de aumentar a conscientização e conhecimento sobre a saúde mental e emocional como um todo, focando em ensinar e conscientizar sobre o assunto e melhorar a qualidade de vida das pessoas, e vem se consolidando como a maior Campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

Caso você se sinta na necessidade de apoio emocional, ligue para o CVV no número 188.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Treta no estabelecimento terminou com um homem ferido e um PM preso
Justiça
PM que atirou em homem em bar na Capital tem acusação 'aliviada' pelo MPMS
Morre aos 64 anos o cantor Missinho, fundador do Chiclete com Banana
Geral
Morre aos 64 anos o cantor Missinho, fundador do Chiclete com Banana
Associação Comercial de Campo Grande
Geral
ACICG é novo ponto do Sebrae para empreendedor em Campo Grande
Desastre no Rio Grande do Sul
Geral
Sobe para 151 o número de mortes causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul
A condenação se deu por lesão corporal leve e injúria estando em serviço
Justiça
Juiz manda prender homem acusado de matar mulher queimada em MS
'A Trinca  Jornada Da Liberdade' - Veja como concorrer aos ingressos
Geral
'A Trinca Jornada Da Liberdade' - Veja como concorrer aos ingressos
Mega-Sena está acumulada
Geral
Será que você é o próximo milionário? Mega-Sena sorteia R$ 25 milhões nesta quinta
"R4bo murcho", Nego Di xinga José de Abreu e Globo após ator pedir prisão do ex-bbb
Geral
"R4bo murcho", Nego Di xinga José de Abreu e Globo após ator pedir prisão do ex-bbb
Justiça determina prisão de "Marquinho" por homicídio no Coophavilla ll
Justiça
Justiça determina prisão de "Marquinho" por homicídio no Coophavilla ll
Acusado de matar "Gringo" em Campo Grande ganha liberdade
Justiça
Acusado de matar "Gringo" em Campo Grande ganha liberdade

Mais Lidas

Ela foi presa em flagrante pelo crime
Polícia
JD1TV: Mãe tenta matar a filha de 6 meses afogada em piscina de clube
Incêndio devastou boa área de mata do terreno
Cidade
JD1TV: Incêndio em terreno assusta moradores na Avenida Afonso Pena
Nicollas foi preso junto com Rafael, que cedeu a casa antes do plano ser executado
Polícia
Dupla que matou adolescentes por engano no Hortências queria ir ao UPA executar alvo
Monitores de alunos aprovados em processo seletivo são convocados
Geral
Monitores de alunos aprovados em processo seletivo são convocados