Menu
Menu
Busca sábado, 04 de maio de 2024
Governo Dengue Maio24
Geral

Convênio federal garante internet gratuita para moradores do município de Bataguassu

18 setembro 2017 - 13h58Da redação com assessoria

Com foco em melhorar a qualidade de vida da população, os projetos aprovados por meio do Sistema de Convênios (Siconv), do Ministério do Planejamento, tem feito a diferença na realidade de muitos municípios. Esse é o caso de Bataguassu, cidade que fica localizada a aproximadamente 335 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Por lá, os moradores contam com internet gratuita em praças públicas. O projeto é uma ação da Prefeitura e Ministério das Comunicações, por meio de Emenda Parlamentar do, então deputado federal e agora governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

Ao todo a população conta com 19 pontos de acesso à internet, sendo três de uso gratuito concentrados nas praças Jan Antonin Bata (praça do Peixe), Manoel Cecílio de Lima (praça da Roda) e dos Trabalhadores (praça da Igreja do bairro São Francisco). A facilidade já virou rotina na vida dos moradores que sempre que podem dão uma passada nas praças para enviar mensagens, conferir e-mails e acessar a World Wide Web, popularmente conhecida como rede mundial de computadores (internet).

A vendedora Rosa Moreira, de 39 aos, disse que sempre usa a internet quando passa pelas praças e que é uma comodidade a mais para todos. “Eu me mudei há dois anos para Bataguassu, ou seja, bem quando inaugurou essa internet gratuita. Quando a gente passa já conecta automaticamente. Dá para mandar mensagem, ver o Facebook e outras coisas. Muitas vezes me ajuda bastante, porque é uma maneira da gente estar conectado com as pessoas. A prefeitura de Bataguassu foi muito feliz nesse projeto. Acredito que todas as cidades deveriam disponibilizar esse serviço aos moradores”, declara.

Para o estudante, Venilson de Oliveira, 20 anos, que mora próximo à praça do Peixe, a praça já se tornou uma extensão de casa. “Moro ao lado e venho direto aqui. Foi uma ótima ideia do prefeito Caravina instalar esse serviço. Quando tem muita gente conectado à internet fica lenta, mas nos demais dias, ou seja, praticamente sempre, ela funciona muito bem. Além disso, dá para gente economizar um dinheirinho do wifi, né? Venho sempre mandar mensagens e aprovo o projeto”, afirma.

A estudante Rita de Cássia, 22 anos, acredita que a internet pública poderia ser expandida para mais cidades do Estado. “Eu uso a internet. Pego ônibus aqui na praça para ir para a Faculdade. Na maioria das vezes é boa, só da problema quando tem muita gente ou quando chove. Mas eu posso dizer que é uma mão na roda para nós que moramos aqui. A gente ter a oportunidade de ter uma internet de graça, ainda mais agora que praticamente todo mundo tem celular, é muito bom”, diz.

De acordo com o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, o projeto foi executado a um custo total de R$ 207.258 mil, e saiu do Ministério com objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. “Esse cadastramento de projetos no Siconv proporcionou ao município a oportunidade de oferecer melhoria na qualidade de vida dos nossos moradores. Com a atual situação financeira dos entes públicos, não sobra dinheiro para isso. Então, essa é a importância de trazer recursos que não estão previstos no orçamento, como o dinheiro novo disponibilizado pela União, por meio dos projetos via Siconv”, explica.

O uso da extensão da internet disponibilizado pelo projeto ainda interliga os órgãos e serviços públicos, como secretarias municipais, fundações e outros.

Governo dissemina capacitação do sistema Siconv

Com o objetivo de auxiliar os municípios na busca de mais recursos públicos para melhorar a qualidade de vida da população sul-mato-grossense, o Governo de MS está oferecendo, de forma gratuita, o curso de gestão da Rede Siconv aos 79 municípios. A ação faz parte de um convênio firmado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), em parceria com a Associação dos Municípios de MS (Assomasul), Ministério do Planejamento e Sebrae,.

O curso para operacionalizar o sistema de convênios já alcançou gestores de 49 municípios, ou seja, 62% de um total de 79 municípios. A próxima rodada será realizada em Aquidauana, nos dias 24 e 25 de outubro, com a participação de gestores de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Rochedo, Corumbá, Ladário, Bodoquena e Miranda.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Juiz Aluízio Pereira dos Santos -
Justiça
Juiz Aluízio Santos mandou prender acusado de matar a esposa atropelada com carro
Versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) -
Brasil
Nova identidade digital causa 'dor de cabeça' aos cidadãos de Campo Grande
Lewandowski autoriza o envio de 100 agentes da Força Nacional ao RS
Geral
Lewandowski autoriza o envio de 100 agentes da Força Nacional ao RS
A interdição terá início às 17h de sábado (4) e se estenderá até às 12h de domingo (5)
Geral
Obra interdita ponte sobre rio Paraguai durante o final de semana; confira
JD1TV: Adolescentes dão 'tibum' em fonte da Praça Ary Coelho
Geral
JD1TV: Adolescentes dão 'tibum' em fonte da Praça Ary Coelho
Chuvas no Rio Grande do Sul já causaram 37 mortes
Geral
Chuvas no Rio Grande do Sul já causaram 37 mortes
Bonito terá escala especial com voos diários nas férias de julho
Geral
Bonito terá escala especial com voos diários nas férias de julho
Foto: Divulgação
Geral
Com curadoria de chefs renomados o 'Circuito Gastronômico' começa na próxima segunda
MP perde, Zeca ganha ação e contribuinte paga a conta
Justiça
MP perde, Zeca ganha ação e contribuinte paga a conta
Foto: Rafael Dalbosco/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo
Brasil
JD1TV: Moradores do Sul relatam escassez de suprimentos e sinal telefônico instável

Mais Lidas

Morador é estuprado na frente de condomínio enquanto esperava motorista; vídeo
Polícia
Morador é estuprado na frente de condomínio enquanto esperava motorista; vídeo
Cascavel é flagrada em rua da Capital
Cidade
Que susto! Cascavel assusta moradores no bairro Santa Mônica em Campo Grande
 UPA Coronel Antonino
Saúde
Prefeitura de Campo Grande vai decretar emergência devido a surto de doenças respiratórias
AGORA: Corpo de homem desaparecido há cinco dias é encontrado na Gury Marques
Polícia
AGORA: Corpo de homem desaparecido há cinco dias é encontrado na Gury Marques