O primeiro curso de 2019 do programa de prevenção “Casal Grávido” aconteceu na manhã do último sábado (9) na Cassems em Campo Grande e Dourados. O programa foi criado em 2011 e tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções para o casal sobre o desenvolvimento saudável do bebê desde o útero. Os cursos também buscam prevenir os principais problemas que possam aparecer por meio de palestras e aulas práticas com profissionais das áreas relacionadas à saúde do bebê e da mãe.
O curso começa com uma sessão de terapia craniossacral, técnica manual que utiliza o sistema craniossacral para aliviar dores e disfunções, com a terapeuta Sonia Mani Menabreaz, que explica que a prática contribui com as mudanças físicas, emocionais e hormonais que procedem à gravidez. “A craniossacral ajuda a aliviar as dores, além de ser relaxante. Para o bebê, diminui as cólicas e o refluxo. A intenção da terapia é fazer o casal parar para gestar, relaxar e se dar conta do que está acontecendo”.
Sonia Menabreaz também ressalta a importância da figura paterna no processo da gestação e explica que a terapia crânio-sacral contribui com a conexão entre o casal. “Os homens chegam com um pé atrás e saem conectados com a mulher, com o bebê e com ele mesmo. Tem homem que chora, se abre para essa coisa que é a gravidez. O homem é incentivado a ser durão no dia a dia e essa é uma forma de abrir a visão à outras possibilidades”.
Um dos principais objetivos do programa de prevenção Casal Grávido é garantir a participação de ambos os pais para ressaltar a importância da interação do casal para o crescimento saudável do bebê. A enfermeira Ana Paula de Castro Aguiar participa pela segunda vez do encontro e afirma que encontrou novas informações. “A iniciativa é muito interessante por parte da Cassems, com certeza tive as minhas dúvidas esclarecidas e os profissionais são muitos capacitados, com informações atualizadas”.
O empresário João Batista Aguiar Filho, companheiro de Ana Paula, destaca que a primeira participação foi mais intensa para o aprendizado do casal e agora, é para relembrar da importância dos primeiros cuidados para o bebê. “A participação dos dois é fundamental porque mesmo que o bebê seja mais dependente da mãe, o pai tem que dar apoio em todo momento”.
Os primeiros cuidados com o bebê são explicados pela pediatra Ariane Maia. “As palestras são importantes principalmente para os pais de primeira viagem que não tiveram contato com um bebezinho em casa. A amamentação, troca de fralda, limpeza ou banho são fundamentais. Esse cuidado previne a depressão pós-parto e a convivência com a família é mais fácil”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


O homem é incentivado a ser durão no dia a dia e essa é uma forma de abrir a visão à outras possibilidades (Divulgação)



