O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade criminosa mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas. Porém, em Mato Grosso do Sul, o problema se resume especificamente ao papagaio.
Por esse motivo, o período de agosto a dezembro é preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres no stado, pois é o período reprodutivo dos papagaios. Nesse período, a PMA mantém trabalhos preventivos nas propriedades rurais para prevenir a retirada dos animais e aliciamentos de funcionários de fazendas e assentados pelos traficantes, para a retirada dos filhotes.
No ano de 2018, foram apreendidos ao todo, 143 animais, aves em quase sua totalidade. Desses, 98,60% foram papagaios, com 141 animais apreendidos. A quantidade foi 72,5% inferior a 2017, quando foram apreendidos ao todo, 521 aves. Desses, 66,22% eram papagaios, 345 no total. A quantidade de filhotes de papagaios apreendidos em 2018 foi 59,13% inferior a 2017.
Os valores de multas aplicados em 2018 foram de R$ 145 mil, número 50% inferior ao ano de 2017, quando foram aplicados R$ 290 mil em multas.
A região com omaior foco do problema, que é monitorada, são os municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.
Nessa região, ninhos também são monitorados pelos policiais, para evitar a retirada dos filhotes, visto que essa é a preocupação maior. A base do trabalho é evitar a retirada dos animais, evitando custos à fauna e ao estado, tendo em vista os altos custos financeiros, até a reintrodução dos filhotes na natureza.
O destino dos filhotes de papagaio traficados é o estado de São Paulo. Sabe-se que, de lá, as aves são enviadas para outros locais, porém, essa informação ainda não é confirmada, pois a PMA não trabalha com investigação. Pela região de saída, verifica-se que os municípios onde o tráfico ocorre são os que ficam próximos a saída para esse estado. Algumas vezes, a Polícia Militar Rodoviária de São Paulo também efetua apreensões de papagaios retirados de MS.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ex-prefeito com atuação na Casa Civil é nomeado adjunto da pasta

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 17/11/2025

STJ mantém Ronaldo Chadid afastado do TCE-MS em meio a processo por corrupção

Fiems empossa Diretoria Estratégica para fortalecer políticas industriais em MS

Mais de 30 presos passam por audiência de custódia neste domingo em Campo Grande

Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque

Rapaz que matou a filha e a esposa para não pagar pensão vai a júri popular, decide juiz

Vídeo: Esposa flagra amante do marido escondida e 'presente de Deus' nega traição

Vaquinha busca ajudar família de policial que morreu após acidente grave em Iguatemi


Quantidade de filhotes de papagaios apreendidos em 2018 foi 59,13% inferior a 2017 (Divulgação/PMA)



