Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Em greve, técnicos do BC esperam sanção de lei que altera carreira

28 julho 2016 - 14h59Agência Brasil

Técnicos do Banco Central (BC), em greve há 18 dias, aguardam a sanção de lei que prevê, além de aumento salarial para os servidores, a modernização da carreira com exigência de nível superior para acesso ao cargo. Atualmente, a exigência para o cargo de técnico é de nível médio.

O projeto de lei prevê reajuste de 27,9%, dividido em quatro anos. Em agosto deste ano, haverá reajuste de 5,5% e, em janeiro dos anos seguintes, os percentuais serão de 6,99%, 6,65% e 6,31%.

No último dia 15 de julho, o Banco Central enviou ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, um aviso ministerial em que apoia a chamada modernização da carreira. Segundo o documento, a mudança legislativa, aprovada no Congresso Nacional, traduz o resultado de mais de 12 anos de negociações entre o Ministério do Planejamento, o BC e as entidades representativas dos servidores. O BC diz que os servidores nutrem “legítima expectativa” quanto à sanção do projeto de lei.

O documento, assinado pelo diretor Anthero de Moraes Meirelles, que, na época, era presidente interino do BC por conta de viagem do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, cita parecer jurídico que concluiu que a exigência de nível superior de escolaridade é constitucional, não havendo problemas jurídicos com a sanção da lei. O BC recomenda que os dispositivos da lei relativos aos seus servidores sejam integralmente sancionados.

Situação diferenciada

Na noite da última terça-feira (26), Goldfajn defendeu a modernização da carreira em reunião com ministro interino do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, segundo informou a assessoria de imprensa do BC. Para Goldfajn, a situação do Banco Central “é diferenciada”.

Hoje (28), Goldfajn se reuniu com o senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES), que se posicionou contrário à exigência de nível superior para acesso ao cargo de técnico do BC, durante a tramitação do projeto de lei no Senado.

“Desde a criação desses cargos essa exigência jamais foi condição para ingresso nos mesmos ou seu exercício. A modernização, além disso, poderia ser vista como criação de cargo novo”, disse o senador, no requerimento que pedia a votação em separado das emendas que previam a exigência de nível superior para acesso ao cargo de técnico do BC, do Tesouro Nacional e do Ministério do Controle e Transparência.

Entretanto, durante a tramitação no Senado, foi feito um acordo para que o projeto de lei, que reajusta salários de outras categorias, fosse aprovado da forma que saiu da Câmara para que não precise passar por nova votação. O acordo previa o compromisso do governo de vetar pontos específicos do texto.

O presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (SintBancen), Willekens Brasil, disse que o prazo para sancionar a lei é 5 de agosto, mas, para que haja impacto financeiro em agosto, ela precisa ser sancionada pelo presidente interino, Michel Temer, até amanhã (29). Brasil acredita que os dispositivos que preveem a modernização da carreira do BC não serão vetados.

Para o sindicato, o aumento da complexidade das funções ao longo dos anos é o principal motivo para se exigir nível superior em cargos técnicos.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Justiça
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Atheyde Nery
Geral
Athayde Nery assume cargo na Casa Civil
Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Justiça
Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS
Defensoria -
Justiça
STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS
Alírio Francisco do Carmo -
Justiça
Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025
Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Mais Lidas

Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica