A equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, ficou em terceiro lugar na RoboCup Junior Super Regional Américas, na cidade de Mercersburg, no estado da Pensilvâniano Estados Unidos, que aconteceu nesta segunda-feira (28), na categoria Primary Rescue Line.
O torneio reuniu equipes das Américas do Norte, Central e do Sul, que participaram da competição que envolve tecnologias e competências do futuro. Os brasileiros competiram na modalidade onde os robôs têm a missão simulada de resgatar pessoas em situações de risco de vida.
Gabriel, que faz parte da Tech Vikings, contou que o torneio permitiu que a equipe pudesse experimentar experiências únicas, além de destacar o esforço para que eles pudessem sair da competição com o terceiro lugar.
“Treinamos nosso inglês, tiramos fotos, experimentamos comidas novas e hábitos que são bem diferentes do Brasil. Ao final, conseguimos ficar em terceiro lugar. Nossa primeira vez participando e já conseguimos esse resultado, mas não foi fácil. Tivemos de treinar vários meses para aperfeiçoar o robô, testando, errando e aprendendo para chegarmos a esse nível”, comentou.
Para Miguel, esse prêmio serve como incentivo para ele continuar na robótica. “A montagem do robô foi muito complexa até aqui, fomos aprimorando, aprendendo e aperfeiçoando para conseguir atingir o resultado que queríamos. Graças a Deus conquistamos o terceiro lugar no Super Regional das Américas da Robocup2025”, contou.
O professor Anderson Douglas da Rocha Souza, que coordenou os alunos na RoboCup, disse estar com o sentimento de dever cumprido. “Foram muitos dias de trabalho, treino e mais treino, e os frutos vieram. Ver os resultados desses meninos nessa temporada é algo incrível. Tenho muito a agradecer à Rede Sesi por cada momento, e agradeço mais ainda a confiança dos pais na educação tecnológica do Sesi. Com muito trabalho e dedicação do time, os resultados aparecem. Primeiro lugar no Estado, segundo lugar no Brasil e terceiro lugar das Américas”, afirmou.
A mãe de Miguel, Cristina Siqueira Botelho, demonstrou o orgulho do filho ao vê-lo entrando para o pódio. “Ficamos extremamente felizes e orgulhosos, foi muita emoção. O Miguel com apenas 12 anos já conquistando o mundo, isso é gratificante para nós, pais. E para mim, como mãe, foi uma experiência incrível e emocionante, poder acompanhar e ver a evolução do Miguel nessa competição tão grandiosa nos Estados Unidos”, comentou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

"Ainda Estou Aqui" estará na Netflix dos Estados Unidos

Morre ex vice-prefeito de Caarapó, 'Martim do Posto'

Datena faz discurso de despedida ao vivo no SBT e levanta rumores de saída da emissora

Atriz mirim Millena Brandão tem morte encefálica confirmada

Ela apareceu! Lady Gaga ensaia em Copacabana às vésperas de show gratuito no Brasil

Vereadores entram na Justiça para derrubar eleição da mesa diretora em Rio Brilhante

Suzano está com quatro processos seletivos abertos

Gol e aeronautas chegam a acordo de R$ 38 milhões após demissões em 2012

STJ atinge 1 milhão de habeas corpus e ministro aponta desvirtuamento do instituto
