O presidente da Bolívia, Evo Morales, ameaçou nesta terça-feira (7) expulsar o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos em La Paz, Peter Brennan, após acusá-lo de “planejar uma conspiração" relacionada com a corrupção e o narcotráfico. A informação é da agência EFE.
"Se ele continuar conspirando, se continuar financiando a direita, se continuar planejando uma conspiração, não tremeria a mão para expulsar novamente o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, porque somos dignos", disse Morales em discurso.
Ele fez a ameaça durante um discurso na cidade de Llallagua, no oeste do país, no qual também criticou os opositores, acusando-os de “agir como selvagens" quando fazem acusações contra o governo.
Denúncias
Morales enfatizou que "a direita não tem ideia" sobre como atacar o governo e alegou que a embaixada americana está por trás dos ataques a seu governo, em alusão a várias denúncias de suposta corrupção e narcotráfico feitas nas últimas semanas.
O presidente boliviano determinou, em setembro do 2008, a saída do país do então embaixador americano, Philip Golberg, a quem também acusou de conspiração, além de fazer o mesmo posteriormente com a DEA, a agência antidrogas dos EUA, e com a agência de cooperação Usaid.
Os EUA refutaram a acusação na época e responderam com a expulsão do embaixador boliviano, Gustavo Guzmán.
A oposição boliviana questionou nos últimos dias supostas compras irregulares de aviões chineses e questionaram o ex-ministro de Economia e Finanças Luis Arce pela gestão do Banco Unión, entidade estatal que apresentou rombo de US$ 5,4 milhões.
"Pobre ministro, ex-ministro, (está) doente. A direita não tem nenhuma compaixão, são como selvagens, só querem castigar", disse Morales, sobre o que considera ataques contra Luis Arce, que está em tratamento contra um câncer no rim.
* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte








