Campo Grande se tornará a capital da gastronomia em Mato Grosso do Sul, de 16 a 18 de agosto, com a realização da 2ª edição do festival gastronômico “Comitiva dos Chefes”. O evento será realizado na Plataforma Cultural, na Esplanada Ferroviária, na Avenida Calógeras, 3.015, Centro.
O projeto, idealizado pela personal chef e consultora de gastronomia, Dedê Cesco, tem objetivo de fortalecer a cultura regional, a partir do reconhecimento da riqueza de ingredientes que compõem a tradição sul-mato-grossense.
O festival oferecerá aos visitantes uma programação que envolve a gastronomia local, corredor gastronômico com restaurantes e chefs de cozinha comercializando pratos regionais, praça de alimentação, Espaço Netwhork para empresas, além de artesãos e pequenos produtores rurais vendendo produtos e serviços.
Ainda, a população contará com eventos de formação e capacitação, como mesas redondas e debates, cinema gastronômico, aulas-show, oficinas e vivência sensorial gastronômica com degustação de sabores, música e dança. A expectativa da organização é receber 9.600 visitantes, incluindo turistas e participantes das oficinas e workshops que serão todos gratuitos.
Segundo Dedê, o evento valoriza a culinária tradicional e propõe ainda, um mundo de novas oportunidades para os profissionais do setor. “Além de incentivar e difundir a boa gastronomia, vamos demonstrar a utilização de ingredientes exóticos da nossa fauna e flora, como, por exemplo, insetos comestíveis, plantas, flores e frutos”, revela.
Motivar o mercado gastronômico do estado foi outro ponto destacado por Dedê. “Temos condições de realizar um trabalho que produzirá uma efervescência cultural de forma a aumetar a oferta de empregos, atrair turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento local e a qualidade de vida dos cidadãos”.
O projeto
A edição de 2019 do festival “Comitiva dos Chefes”, apresentará o uso de ingredientes regionais da fauna e flora de Mato Grosso do Sul, além de especiarias exóticas como insetos comestíveis e Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCS).
O intuito da programação voltada à capacitação é atender cerca de 1.800 pessoas, entre cozinheiras, chefs de cozinha, merendeiras, estudantes, agentes turísticos, estudiosos e especialistas. Nesse sentido, o evento demonstra responsabilidade social ao abarcar a inclusão de todas as pessoas interessadas em conhecer e aprender mais sobre a culinária regional.
O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). A edição 2019 será realizada na Plataforma Cultural, localizada na Esplanada Ferroviária, entre 16 e 18 de agosto, em Campo Grande. O endereço é Avenida Calógeras, 3015, Centro.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Empresário de Bonito é condenado por ofender homem com deficiência

IDAMS levará protagonismo jurídico ao Maior Congresso de Direito Administrativo do País

Aposentada será indenizada por descontos indevidos em benefício previdenciário em MS

Inscrições para o curso de fotografia avançada com o celular estão abertas

Aposta única do RS leva bolada de R$ 45 milhões da Mega-Sena

TJ concede habeas corpus e solta condenado por matar homem a facadas na Capital

TJMS realiza Ação Cidadania #TodosPorElas pelo fim do feminicídio no Jacques da Luz

Após investigação do MP, Câmara de Ivinhema extinguirá cargos comissionados

Estão abertas as inscrições para o concurso da Polícia Civil com salário de R$ 6,5 mil
