Campo Grande se tornará a capital da gastronomia em Mato Grosso do Sul, de 16 a 18 de agosto, com a realização da 2ª edição do festival gastronômico “Comitiva dos Chefes”. O evento será realizado na Plataforma Cultural, na Esplanada Ferroviária, na Avenida Calógeras, 3.015, Centro.
O projeto, idealizado pela personal chef e consultora de gastronomia, Dedê Cesco, tem objetivo de fortalecer a cultura regional, a partir do reconhecimento da riqueza de ingredientes que compõem a tradição sul-mato-grossense.
O festival oferecerá aos visitantes uma programação que envolve a gastronomia local, corredor gastronômico com restaurantes e chefs de cozinha comercializando pratos regionais, praça de alimentação, Espaço Netwhork para empresas, além de artesãos e pequenos produtores rurais vendendo produtos e serviços.
Ainda, a população contará com eventos de formação e capacitação, como mesas redondas e debates, cinema gastronômico, aulas-show, oficinas e vivência sensorial gastronômica com degustação de sabores, música e dança. A expectativa da organização é receber 9.600 visitantes, incluindo turistas e participantes das oficinas e workshops que serão todos gratuitos.
Segundo Dedê, o evento valoriza a culinária tradicional e propõe ainda, um mundo de novas oportunidades para os profissionais do setor. “Além de incentivar e difundir a boa gastronomia, vamos demonstrar a utilização de ingredientes exóticos da nossa fauna e flora, como, por exemplo, insetos comestíveis, plantas, flores e frutos”, revela.
Motivar o mercado gastronômico do estado foi outro ponto destacado por Dedê. “Temos condições de realizar um trabalho que produzirá uma efervescência cultural de forma a aumetar a oferta de empregos, atrair turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento local e a qualidade de vida dos cidadãos”.
O projeto
A edição de 2019 do festival “Comitiva dos Chefes”, apresentará o uso de ingredientes regionais da fauna e flora de Mato Grosso do Sul, além de especiarias exóticas como insetos comestíveis e Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCS).
O intuito da programação voltada à capacitação é atender cerca de 1.800 pessoas, entre cozinheiras, chefs de cozinha, merendeiras, estudantes, agentes turísticos, estudiosos e especialistas. Nesse sentido, o evento demonstra responsabilidade social ao abarcar a inclusão de todas as pessoas interessadas em conhecer e aprender mais sobre a culinária regional.
O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). A edição 2019 será realizada na Plataforma Cultural, localizada na Esplanada Ferroviária, entre 16 e 18 de agosto, em Campo Grande. O endereço é Avenida Calógeras, 3015, Centro.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas


“Além de incentivar e difundir a boa gastronomia vamos demonstrar a utilização de ingredientes exóticos da nossa fauna e flora", afirma Dedê Cesco (Divulgação)



