Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Festival de gastronomia alia conhecimento e cultura sul-mato-grossense

Cultura, arte e educação reunidos na 2ª edição do evento Comitiva dos Chefes

16 junho 2019 - 11h26Joilson Francelino, com informações da assessoria

Durante três dias, Campo Grande se tornará a capital da Gastronomia em Mato Grosso do Sul, com a realização da 2ª edição do festival gastronômico Comitiva dos Chefes. O projeto idealizado pela personal chef e consultora de gastronomia, Dedê Cesco tem objetivo de fortalecer a cultura regional, a partir do reconhecimento da riqueza de ingredientes que compõem a tradição sul-mato-grossense.

Com apoio de importantes parcerias públicas e privadas, o Festival oferecerá aos visitantes uma programação que envolve a gastronomia local, corredor gastronômico com restaurantes e chefs de cozinha comercializando pratos regionais, praça de alimentação, Espaço Netwhork para empresas, além de artesãos e pequenos produtores rurais vendendo produtos e serviços.

Aliado a esse espaço, a população contará com eventos de formação e capacitação, como mesas redondas e debates, cinema gastronômico, aulas-show, oficinas e vivência sensorial gastronômica com degustação de sabores, música e dança. A expectativa da organização é receber 9.600 visitantes, incluindo turistas e participantes das oficinas e workshops que serão todos gratuitos.

Na avaliação de Dedê, o evento realizado pela segunda vez em Campo Grande, valoriza a culinária tradicional e propõe ainda, um mundo de novas oportunidades para os profissionais do setor, a partir da realização das mesas redondas, oficinas, workshops e aulas show. “Além de incentivar e difundir a boa gastronomia vamos demonstrar a utilização de ingredientes exóticos da nossa fauna e flora, como por exemplo, insetos comestíveis, plantas, flores e frutos”, revela.

Outro ponto ressaltado pela personal chef é motivar o mercado gastronômico do Estado, para que reflita sobre sua responsabilidade diante da criação e manutenção de uma gastronomia regional, onde cada pessoa é importante nessa construção. “Temos condições de realizar um trabalho que produzirá uma efervescência cultural de forma a aumentar a oferta de empregos, atrair turistas, contribuindo assim para a o desenvolvimento local e a qualidade de vida dos cidadãos”, observa.

Rodrigo Borges está responsável pela estrutura do evento que será realizado na Plataforma Cultural, da Esplanada Ferroviária. “Em razão da amplitude do evento temos uma equipe focada em cuidar de todos os detalhes da montagem das tendas, stands, pisos, palco dos shows, paisagismo e espaços destinados ao público. Inclusive, planejamos ações de acessibilidade para cidadãos com deficiência auditiva e visual, além de condições de acessibilidade para cadeirantes ou que tenham mobilidade reduzida”, revela.

Temática e público alvo

Na edição 2019, o Festival Gastronômico apresentará o uso de ingredientes regionais da fauna e flora de Mato Grosso do Sul, além de ingredientes exóticos como insetos comestíveis e Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCS).

O intuito da programação voltada à capacitação é atender cerca de 1.800 pessoas, entre cozinheiras, chefs de cozinha, merendeiras, estudantes, agentes turísticos, estudiosos e especialistas. Nesse sentido, o evento demonstra responsabilidade social ao abarcar a inclusão de todas as pessoas interessadas em conhecer e aprender mais sobre a culinária regional.

Dedê reforça que a memória e tradição dialogam com o novo no festival gastronômico por demonstrarem a diversidade cultural brasileira e mundial presentes em Campo Grande. “O festival nasceu da necessidade de inovação e experimentação da convergência da culinária local e as demais estéticas artísticas que compõem a nossa cultura, para promover, ofertar, distribuir e difundir mais e melhor os nossos bens culturais”, pontua.

Dedê Cesco

A personal chef, Marinez Muller (Dedê Cesco) é consultora de gastronomia, com mestrado em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e promove uma culinária voltada para o enriquecimento da cultura regional. Ambas se dedicam com afinco ao desenvolvimento da culinária local.

Em sua trajetória, chama a atenção para uma questão relevante: se Campo Grande pretende apostar na atividade turística, terá que, obrigatoriamente, criar uma faculdade de gastronomia para manter uma demanda cativa de visitantes.

Ela se considera uma “culinarista” e entende que chegou a hora e a vez de pesquisar a cozinha regional para estabelecer novos padrões de gostos na capital do Estado do Pantanal, que é perfeitamente viável implantar em Mato Grosso do Sul uma cozinha de padrão internacional, porque a “A culinária demarca nosso estágio cultural”

Sobre o projeto

O projeto Festival Comitiva dos Chefes foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR). A edição 2019 será realizada na Plataforma Cultural, localizada na Esplanada Ferroviária, entre 16 e 18 de agosto, em Campo Grande (MS). O endereço é Avenida Calógeras, 3.015, Centro.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica