A Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) anunciou a ampliação das vagas nos programas Cuidar de Quem Cuida e MS Supera, agora com capacidade para atender até 2.500 beneficiários em cada iniciativa. As mudanças foram publicadas nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o Decreto nº 16.702, o número de beneficiários do Cuidar de Quem Cuida será definido anualmente conforme a previsão orçamentária, podendo chegar a 2.500 benefícios por mês. Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida com o incentivo financeiro-educacional do programa Pé-de-Meia, entre outros benefícios.
O programa Cuidar de Quem Cuida oferece R$ 900 mensais a cuidadores não remunerados de pessoas com deficiência que apresentem dependência grau II ou III, contribuindo para a dignidade e qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Grau II: pessoas que necessitam de ajuda em até três atividades de autocuidado do dia a dia (como alimentação, mobilidade e higiene), sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.
Grau III: pessoas que necessitam de assistência em todas as atividades de autocuidado e/ou apresentam comprometimento cognitivo.
A decisão do governador Eduardo Riedel e da secretária Patrícia Cozzolino está disponível na página 3 do Diário Oficial.
MS Supera
O programa MS Supera também teve suas vagas ampliadas, de 2.200 para 2.500 bolsas, conforme a Resolução Sead nº 128, publicada na página 15 do Diário Oficial. A iniciativa concede benefício no valor de um salário mínimo a estudantes de baixa renda, com o objetivo de estimular a permanência em cursos universitários e de educação profissional, além de reduzir a evasão escolar.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"


Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida com outros beneficios (Foto: Divulgação)



