Menu
Menu
Busca terça, 10 de março de 2026
Geral

Governo de MS congela pauta do combustível para diminuir impacto de preços

26 abril 2021 - 12h50Sarah Chaves com informações da Assessoria

O Governo do Mato Grosso do Sul congelou mais uma vez a pauta fiscal, ou Preço Médio Ponderado a Consumidor Final (PMPF), como forma de amenizar o bolso do contribuinte, diante dos constantes reajustes de preço dos combustíveis que vêm sendo praticados pela Petrobrás.

A pauta é a base de cálculo do ICMS ST utilizada para evitar distorções entre os preços praticados ao consumidor final. Os estados pactuaram por meio do Convênio ICMS 142 de 2018, no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que a pauta deve ser reajustada a cada 15 dias. Ela é fixada com base em preços usualmente praticados no mercado, obtidos por levantamento junto aos postos de combustíveis.

No Mato Grosso do Sul, essa é a terceira quinzena em que o Governo não promove a pesquisa de preços e mantém a base de cálculo do ICMS. Conforme o Secretário de Fazenda, Felipe Mattos, a equipe econômica e a gestão estadual têm realizado diversos esforços para manter a saúde das finanças de Mato Grosso do Sul.

“O nosso país e também o Estado vem passando por uma grave crise econômica com a redução de postos de trabalho, redução do poder de compra devido à inflação, e o Governo é sensível a isso. O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sinpetro) nos procurou e solicitou o congelamento da pauta para evitar mais perdas para os revendedores e também que a população não sofra ainda mais com as consequências do elevado preço do combustível no orçamento familiar”, explicou.

De acordo com o gerente executivo da Sinpetro-MS, Edson Lazarotto, a medida do governo vem sendo vista com bons olhos pela categoria. “Os reajustes de preços realizados somente esse ano, de janeiro a março, já foram responsáveis pela perda de volume de venda em 30 %. Sabemos que as altas são efeitos da pandemia. Cada vez que há uma nova pesquisa de preços o reajuste é de cerca de R$ 0,08 por litro. O anúncio do congelamento mostra que o Governo se sensibilizou com nosso pedido e foi muito bem recebido pelos revendedores e consumidores, que são os que mais sofrem os impactos da alta de preços”, declarou.

Além de congelar a pauta dos combustíveis, o Governo determinou ainda que o Procon-MS monitore os preços praticados nos postos de combustíveis no Estado, para saber se não estão cobrando preços abusivos. As ações de fiscalização seguem pela Capital e cidades do interior.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bicheiro Rogério Andrade - Foto: Reprodução
Polícia
GAECO do RJ cumpre mandados em Campo Grande em investigação contra bicheiro
Reprodução / Vídeo
Interior
Gravação de incêndio em usina de Nova Alvorada do Sul termina em justa causa
Reprodução/Aguas Turismo
Cidade
Mato Grosso do Sul é indicado ao M&E Awards 2026 em três categorias do turismo nacional
Viatura Polícia Militar
Polícia
Após levar tiro, homem procura atendimento no Hospital Regional em Campo Grande
Sede da DECAT, Polícia Civil - Foto: Luiz Vinícius
Polícia
Ministério Público manda apreender imagens do CCZ em meio à denúncia de 'extermínio'
Viviane ao lado do marido Alexandre de Moraes - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
Justiça
Esposa de Moraes detalha contrato com Banco Master e afirma que nunca atuou no STF
Cantor Paraná - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Política
Cantor Paraná deve receber título de 'Visitante Ilustre' de Campo Grande
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
Transparência
Ministério Público manda prefeitura de Corguinho reorganizar sistema de controle interno
Carro funerário - Foto: Ilustrativa / Jônatas Bis/JD1
Justiça
Violência contra mulheres dispara e feminicídio triplica em cinco anos no Brasil, diz CNJ
Violência doméstica -
Justiça
CNJ faz parceria com operadora e envia SMS sobre combate à violência contra mulheres

Mais Lidas

Ludmila faleceu na tarde de ontem
Polícia
Jovem surta, briga com o namorado e morre ao tomar água com cocaína em Campo Grande
Bebê de quatro meses é internado ao ser espancado e mordido pelo pai no Jardim Inápolis
Polícia
Bebê de quatro meses é internado ao ser espancado e mordido pelo pai no Jardim Inápolis
O caso aconteceu na tarde de hoje
Polícia
AGORA: Mulher é morta a facadas no Nova Lima
Imagens enviadas por amigos
Polícia
Amigos contestam versão sobre morte de jovem no Paulo Coelho Machado