Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Índice de vulnerabilidade à Mudança do Clima calculado para MS será apresentado em novembro

27 setembro 2016 - 17h54Notícias MS

Dados do Índice de Vulnerabilidade à Mudança do Clima calculado para Mato Grosso do Sul serão apresentados no dia 30 de novembro em Campo Grande. O indicador, desenvolvido pela Fiocruz e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), é recente no país e mede os riscos gerados pelo aquecimento global às populações de várias partes do país e a sensibilidade desses grupos a fenômenos extremos como alagamentos, secas e a doenças com associação ao clima, como a dengue e a malária.

Seis estados foram escolhidos para o cálculo do índice. “Foram escolhidos representantes de todas as regiões para que iniciássemos esse trabalho. O índice integra o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima do MMA, uma das ações previstas no Acordo de Paris, assinado e ratificado pelo governo brasileiro”, diz Manyu Chang, pesquisadora da Fiocruz que integra a equipe responsável pela metodologia de cálculo e tabulação do índice.

Em fevereiro deste ano, técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e de outros órgãos do governo do Estado que integram o Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas e Biodiversidade foram apresentados à metodologia de cálculo do índice de vulnerabilidade. Desde então, o Imasul passou a colaborar com a elaboração do indicador, fornecendo as bases de dados e séries históricas relacionadas ao meio ambiente necessárias para os cálculos e tabelas. O trabalho está em fase de conclusão na Fiocruz e será apresentado no final de novembro.

“Por meio desse indicador, será possível, por exemplo, a identificação das cidades sul-mato-grossenses mais vulneráveis à mudança do clima. Com isso, gestores públicos com a participação da sociedade civil, poderão planejar e executar ações e medidas para reduzir os impactos das alterações climáticas nos municípios e aumentar a capacidade de adaptação da população a esta nova realidade”, acrescentou Chang.

Na sexta-feira (23), Manyu Chang, juntamente com Isabela Brito e Reginaldo Alves, da Fiocruz, reuniram-se com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck e o secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna, a diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís Azambuja Caramori e a gerente de Desenvolvimento e Modernização do Instituto, Eliane Ribeiro de Barros para definir a data de apresentação dos resultados e cronograma de capacitação dos técnicos do Imasul que vão manusear o sistema desenvolvido pela Fiocruz e MMA.

“O índice de vulnerabilidade será mais um item que vamos agregar ao Programa Estado Carbono Neutro, como ação de adaptação. Já temos outras medidas já inseridas no escopo do programa, como o Terra Boa, que prevê a recuperação de 2 milhões de hectares de pastagens em nosso Estado. As ações do Estado Carbono Neutro vão dar uma visibilidade internacional positiva a Mato Grosso do Sul e nos colocar em um outro patamar de competitividade e sustentabilidade”, afirma o secretário Jaime Verruck.

De acordo com o secretário adjunto, Ricardo Senna, “as informações que serão trazidas pelos cenários do índice de vulnerabilidade vão auxiliar o governo do Estado na proposição de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul.  É uma ferramenta que será agregada ao Proclima – Programa Estadual de Mudanças Climáticas – elaborado pela Semade.”

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Justiça
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Atheyde Nery
Geral
Athayde Nery assume cargo na Casa Civil
Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Justiça
Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS
Defensoria -
Justiça
STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS
Alírio Francisco do Carmo -
Justiça
Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025
Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Mais Lidas

Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica