A Medicina Veterinária na saúde pública e a atual situação da raiva canina e humana e da leishmaniose visceral no Brasil e em Mato Grosso do Sul serão assuntos de palestras e mesa redonda durante o VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária, que acontece em Campo Grande, nos dias 18 e 19 de outubro, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).
Médicos veterinários do Ministério da Saúde, órgãos estaduais e municipais de saúde estarão reunidos no segundo dia do evento para debater as duas zoonoses, consideradas endêmicas no MS. Só em 2016, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, MS registrou quatro mortes e 68 novos casos de Leishmaniose Visceral humana. Campo Grande é a cidade com maior número de registros, com 25 casos, seguido de Três Lagoas, com 11. Em relação à raiva, segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), MS registrou este ano 12 casos, sendo 11 em morcegos não hematófagos e 1 canino. Em 2015, MS chegou a registrar 81 casos de raiva, 70 em cães e 11 em morcegos.
“A discussão destas e outras zoonoses se dão pelo de fato de serem temas inerentes à Medicina Veterinária e representarem o maior número de doenças emergentes e reemergentes da atualidade, evidenciando a importância da participação do médico veterinário na saúde pública”, explica o presidente do CRMV/MS, João Vieira de Almeida Neto.
No primeiro dia do Seminário estão programadas palestras de integrantes da Comissão Nacional de Saúde Pública (CNSPV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e de outras comissões nacionais do CFMV, incluindo a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar animal (Cebea) e a Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV), que irão abordar o bem-estar único e a residência multiprofissional em saúde.
O evento é organizado pelo CFMV, com o apoio do CRMV/MS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local no dia do evento.
Confira a programação completa abaixo:

Serviço
VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária
Tema: O médico veterinário na Saúde Única
Data: 18 e 19 de outubro de 2016
Local: Auditório Bloco C - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - Campo Grande (MS)
Público-alvo: estudantes e profissionais de Medicina Veterinária
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Caravana da Castração segue com atendimentos gratuitos na Capital

Lei que proÃbe multa por fidelidade reforça direitos do consumidor em Mato Grosso do Sul

Três magistrados disputam no TJMS vaga de desembargador deixada por Djailson de Souza

Abertura de congresso internacional sobre autismo reúne especialistas e público em Ponta Porã

PolÃcia descobre mercado usado no esquema de 'disk-drogas' e faz prisões em Campo Grande

Sindicato repudia boletim de ocorrência contra jornalista do JD1 após reportagem

SEC publica plano estadual para promover envelhecimento digno e combater o idadismo em MS

Detran-MS coloca 164 veÃculos em leilão com lances de até R$ 5 mil

Mega-Sena acumulada sorteia neste sábado prêmio de R$ 75 milhões







