Nesta segunda-feira (19) o Memorial da Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul será inaugurado em Campo Grande. Os primeiros modelos de máquinas de escrever, processos históricos e fotografias são apenas algumas peças que fazem parte do acervo que será exposto a partir das 14h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.
O resgate histórico faz parte das ações de valorização e preservação da memória do TRT da 24ª Região que completou, em janeiro, 25 anos de instalação em Mato Grosso do Sul.
Durante a solenidade de inauguração, um Acordo de Cooperação Técnica será assinado entre o TRT/MS e o município de Campo Grande para que o Memorial passe a fazer parte do roteiro do City Tour Oficial da Capital. Também será lançada a 2ª edição do Livro JT24 no Curso da História de MS, que traz relatos sobre processos trabalhistas que marcaram a história do estado.
Memória viva
O Memorial do TRT/MS é composto por acervos físico e virtual com o objetivo de valorizar e preservar o passado, incentivando a consciência e o conhecimento históricos por meio da cultura material disponível, fonte inesgotável de informações.
No ambiente físico a exposição permanente conta com artefatos de pedra polida e fragmentos de peças arqueológicas, também serão expostos trabalhos científicos, equipamentos, condecorações, fotografias, desenhos e vídeos, distribuídos de acordo com o período histórico, começando no Brasil Colônia e na escravidão até chegar aos dias atuais.
O ambiente virtual terá diversas informações sobre a história do trabalho, o Direito do Trabalho no Brasil, o Poder Judiciário Brasileiro, a Justiça Trabalhista Brasileira, em especial a Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul.
Serviço:
Memorial da Justiça do Trabalho, exposto na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região , das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira. Entrada gratuita.
Endereço: Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Para visitas em grupo, o horário deverá ser agendado, com antecedência, pelo e-mail [email protected].
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Detran-MS alerta para golpe envolvendo o novo CNH do Brasil

Novo RG: Campo Grande tem 1 mil vagas diárias para emissão da identidade nacional

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

O Memorial resgata e preserva a história (Divulgação/Assessoria)


