Menu
Menu
Busca sexta, 06 de junho de 2025
Geral

MP afirma que pacientes com câncer estão largados “à própria sorte” em Dourados

Impasse entre Centro de Tratamento de Câncer de Dourados e Hospital Evangélico tem prejudicado tratamento para quem depende do SUS

06 julho 2016 - 16h20Natália Moraes

O JD1 Notícias teve acesso à tutela provisória de urgência proposta pelo Ministério Público do Estado (MPE), para garantir atendimento à população com câncer em Dourados. Nele, o órgão afirma que os pacientes que necessitam de radioterapia estão largados “à própria sorte”. Tudo devido a um aparelho de radioterapia que não está disponível, devido a uma disputa pela propriedade do equipamento entre o Centro de Tratamento de Câncer de Dourados (CTCD) e o Hospital Evangélico (HE).

Enquanto não se define de quem é aparelho, único na cidade, pacientes tem o tratamento contra o câncer comprometido. O fato foi comprovado pela direção do HE, que solicitou informações sobre como proceder com doentes idosos, que precisam urgentemente das sessões de radioterapia.

No momento, o aparelho de radioterapia encontra-se no CTCD, que se nega a continuar recebendo os pacientes do HE. Conforme o MP, ainda não foi esclarecido a quem pertence o aparelho, ou se foi adquirido por ambas as partes. A aquisição de outro equipamento deste é burocrática, e necessita de autorização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Antes, o Centro de Tratamento de Câncer de Dourados era o responsável pelo tratamento oncologico em Dourados, conforme contrato feito com o Hospital Evangélico em1999. No entanto, o HE é o único habilitado no Serviço Único de Saúde (SUS) para o serviço, e devido a vários desentendimentos, as instituições encerraram a parceria. O HE fica, então, encarregado pelo tratamento.

Assim, o Hospital notificou o CTCD a devolver o espaço físico e bens móveis, entre eles, o acesso ao aparelho de radioterapia. No entanto, o Centro não atendeu as solicitações e ingressou com uma ação na Justiça pedindo a declaração de direito sobre os bens, em especial, o direito de uso e reivindicação do equipamento de radioterapia.

Na ação, o CTCD afirma que o valor aproximado do equipamento de radioterapia é de três milhões de reais, e que a sua montagem e desmontagem necessita de um período de ao menos 12 meses, dentre outras dificuldades. O Centro também alega que o equipamento é propriedade dele, “não estando sua aquisição vinculada a forma alguma de serviço ou terceirização”. O MP informa que o CTCD instalou até mesmo uma grade de ferro no espaço onde é realizado o tratamento de radioterapia, comprovado por pacientes.  Já o HE entrou na Justiça pedindo a reintegração de posse do aparelho.

Segundo o MP, “os dois processos demonstram que as direções de ambas as entidades estão preocupadas unicamente com questões de cunho financeiro e patrimonial, passando ao largo dos verdadeiramente interesses primordiais, adstritos à saúde e vida dos pacientes”.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

TJMS publica norma que organiza e regulamenta a atuação de advogados dativos
Justiça
TJMS publica norma que organiza e regulamenta a atuação de advogados dativos
Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: réu que emprestou arma para assassinato é absolvido
Foto -
Cidade
Lei que obriga plano para acessibilidade é ignorada por cidades de MS
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena não tem vencedores e prêmio acumulado chega a R$ 51 milhões
Advogado Tiago Bunning Mendes -
Justiça
Advogado diz que nova prisão de Claudinho Serra foi "sem necessidade"
Suzano oferta vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoa
Geral
Suzano oferta vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoa
Câmeras registraram o assassinato -
Justiça
Homem que confessou matar o padrasto para 'proteger' a mãe é julgado em Campo Grande
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 6/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 6/6/2025
Vereador Claudinho Serra
Interior
Ex-vereador Claudinho Serra vai para audiência de custódia hoje após ser preso pelo Gaeco
Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Interior
Licitação de carne para merenda em Japorã é barrada por restrição à competitividade

Mais Lidas

Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Magirus, do Corpo de Bombeiros, precisou ser acionada para remover a vítima
Polícia
Morre médico que caiu do quarto andar da Santa Casa
Luto na saúde: Entidades lamentam morte de dentista que caiu do quarto andar da Santa Casa
Polícia
Luto na saúde: Entidades lamentam morte de dentista que caiu do quarto andar da Santa Casa