O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) enviou uma equipe na tarde desta terça-feira (29) com destino a cidade de Corumbá, para vistoriar as barragens de minério que apresentam riscos mais elevados de rompimento.
A meta do MPT-MS é averiguar se as normas de higiene e segurança do trabalho, adotadas pelas duas mineradoras, a Vetorial (antiga MMX) e Vale, que estão presentes no município afim evitar acidentes de trabalho e tragédias como as ocorridas no estado de Minas Gerais.
“A perícia fará um diagnóstico dos aspectos ambientais e estruturais das barragens e irá avaliar se planos de emergência e de gerenciamento de risco cumprem os parâmetros fixados pelos órgãos fiscalizadores”, ressalta o procurador-chefe do MPT-MS, Leontino Ferreira de Lima Junior.
Na capital do Pantanal existe 16 barragens de minério, 15 delas pertencentes à Vale e uma à Vetorial, sendo duas delas classificadas como em situação “de alto risco” pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
Leontino ainda enfatizou que "tudo indica, a maioria das vítimas eram trabalhadores diretos ou terceirizados da mineradora Vale. Portanto, fatos como de Brumadinho e de Mariana são tragédias ambientais, sociais e humanas a ensejar uma atuação articulada de modo a prevenir o dano em todas as frentes. A responsabilidade pelo meio ambiente de trabalho, quando apresenta risco elevado de acidente, é objetiva e a empresa empregadora deve arcar com a reparação”, encerrou.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Na capital do Pantanal existe 16 barragens de minério, 15 delas pertencentes à Vale e uma à Vetorial (Divulgação)



