O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul deretou Situação de Emergência nos municípios afetados por incêndios florestais, classificando-os como desastres nas categorias de Incêndios em parques, áreas de proteção ambiental e áreas de preservação permanente.
A medida foi adotada devido ao risco dr incêndios em áreas de conservação do estado, como o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Taquari, regiões de extrema importância para a biodiversidade local. A Situação de Emergência tem prazo de 180 dias.
Durante o período de emergência, o decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuação em ações de resposta ao desastre e reabilitação das áreas afetadas. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-MS) coordena essas ações, incluindo a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para apoiar a assistência à população atingida.
Além disso, o decreto também prevê a possibilidade de as autoridades administrativas adentrarem propriedades privadas para garantir a segurança da população em situações de risco iminente.
A medida também inclui a dispensa de licitação para a aquisição de bens necessários ao atendimento da emergência, como materiais e equipamentos para combater os incêndios e reabilitar as áreas afetadas.
No estado, a Serra da Bodoquena e o Rio Taquari são algumas das áreas de conservação e proteção ambiental mais afetadas. O Parque Nacional do Pantanal, já reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, também enfrenta grandes desafios devido ao impacto sobre a fauna e flora local. O governo estadual, em conjunto com os órgãos ambientais e a comunidade, segue atuando para mitigar os danos e restaurar essas áreas de extrema importância ecológica.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande







