Menu
Busca domingo, 17 de janeiro de 2021
(67) 99647-9098
Governo Futebol
Geral

MS tem melhor resultado na produção industrial já registrado em outubro

A Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems analisou 65 empresas

25 novembro 2020 - 11h55Sarah Chaves com informações da Assessoria

A produção industrial de Mato Grosso do Sul  encerrou outubro em 59,2 pontos, indicando o melhor desempenho já registrado para o mês em toda a série histórica iniciada em fevereiro 2010, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto a 65 empresas no período de 1º a 12 de outubro deste ano.

No último mês, 90% das empresas industriais do Estado apresentaram aumento ou estabilidade na produção (45% das empresas com crescimento e 45% com produção estável). “Comparando com o mesmo mês do ano passado, essa participação foi superior em nove pontos percentuais. Com esse desempenho, o índice de evolução da produção fechou outubro de 2020 com crescimento de 5,1 pontos na comparação com igual mês do ano anterior e de 9,1 pontos sobre a média histórica obtida para o mês”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Além disso, a utilização da capacidade instalada alcançou o maior patamar para o mês de outubro dos últimos seis anos. “Em outubro, 79% dos respondentes disseram que a utilização da capacidade instalada ficou igual ou acima do usual para o mês, enquanto o patamar médio de utilização da capacidade total ficou em 75%, indicando aumento de dois pontos percentuais em relação a outubro de 2019. Por fim, o indicador de uso efetivo em relação ao usual fechou o mês de outubro em 53,6 pontos, resultado 8,6 pontos acima da média histórica obtida para o mês”, completou o economista.

Com relação ao índice de expectativa do empresário industrial, Ezequiel Resende explica que a demanda alcançou, em novembro, 61 pontos, sinalizando expectativa de aumento para os próximos seis meses. “Em relação ao mês anterior, o índice apresentou recuo de 3,5 pontos. Em novembro, 46,2% das empresas responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos nos próximos seis meses, enquanto, por outro lado, para o mesmo período, 9,2% preveem queda e as empresas que acreditam que o nível de demanda se manterá estável responderam por 44,6% do total”, falou.

A respeito dos empregados, em novembro, o índice foi de 57,2 pontos, sinalizando que o número de contratações deve aumentar nos próximos seis meses. Em relação ao mês anterior, o índice apresentou recuo de 2,3 pontos e, em novembro, 29,2% das empresas disseram que o número de empregados deve aumentar nos próximos seis meses, enquanto 1,5% acreditam que esse número deve cair e 69,2% das empresas esperam manter o número de funcionários estável.

No caso das exportações, o índice foi de 63,4 pontos, sinalizando que as exportações devem aumentar nos próximos seis meses a partir de novembro, enquanto em relação ao mês anterior apresentou aumento de 3,3 pontos. 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou em novembro 64,8 pontos, indicando aumento de 8,1 pontos em relação com a média histórica obtida para o mês. “O resultado observado deve-se, sobretudo, a percepção de que a economia está se recuperando, em especial pela melhora na avaliação das condições atuais da economia brasileira, sul-mato-grossense e do desempenho apresentado pela própria empresa. Na percepção do empresário, está cada vez mais claro que o pior momento da crise causada pela pandemia ficou para trás”, disse Ezequiel Resende.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Ex-produtor do Beatles, morre aos 81 anos
Geral
Governo do Rio cria carnaval fora de época
Geral
Lewandowski determina que governo federal forneça oxigênio e insumos a hospitais de Manaus
Geral
"Vai com bum bum tam tam, viva o Butantan!": MC Fioti grava clipe sobre a CoronaVac
Geral
COVID: Itália proíbe voos brasileiros e orienta viajantes
Geral
Doguinho tem rins e fígado afetados após ser picado por escorpião e família pede ajuda
Geral
TJ ganha reconhecimento facial
Geral
Vídeo: Mentora fitness corre de biquíni na Afonso Pena
Geral
Defensoria Pública de MS pretende evitar prisões irregulares
Geral
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 13 milhões no sábado

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio