Menu
Menu
Busca quinta, 05 de março de 2026
Gov Dá para chegar lá - Fev25
Geral

MTE-MS fiscaliza postos de combustíveis da Capital e do interior do Estado

O objetivo da fiscalização é garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores dos postos de combustíveis

06 setembro 2017 - 16h49Da redação

Ministértio do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul (MTE-MS)  faz fiscalizações em postos de  combustíveis de Campo Grande e Dourados. De acordo com o auditor fiscal do trabalho, Kleber Pereira, a ação comçou em julho e já fiscalizou 20 estabelecimentos e a meta é fiscalizar mais 50 até o fim do ano.

O objetivo da fiscalização é garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores dos  postos de  combustíveis. O Ministério cobra dos empresários que se cumpram com as Normas Regulamentadoras (NR’s) dispostas pelo MTE na portaria 3214 de 1978. 

“Durante as fiscalizaçõs exigimos que os colaboradores, como por exemplo, o frestista use os equipamentos de proteção individual, conforme a  NR-6. Também é importante que os locais tenham o PPRA [Programa  de prevenção de Riscos ambientais] e o PCMSO [Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacioanal]”, explicou Pereira. 

Outra preocupação é detectar se os funcionários não estão tendo o contato direto  com o benzeno,  produto encontrado na gasolina. De acordo com o auditor  fiscal, os frentistas não podem usar estopas, não devem encher o tanque de combustível do veículos fora do limite permitido, em caso de vazamento o funcionário deve usar um papel toalha e luva. Procedimentos estes que  evitan o contato  direto com o benzeno. 

As exigências que também foram cobradas é o treinamentos de todos empregados em postos de combustíveis no combate e prevenção a incêndio, também obrigatório segundo o MTE. Os estabelecimentos que descumprirem  com as normas  podem levar multas que variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil  cada auto de infração. 

No Mato Grosso do Sul existem, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), 626 postos de combustíveis, na Capital são 165. O MTB-MS tem objetivo de expandir  a fiscalização para outras cidades do Estado até o início do ano que vem.  

Positivo

O gerente executivo do Sinpetro-MS (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul ),  Edson Lazaroto, avalia como positivo a  fiscalização do MTE. 

“Essa ação foi mais preventiva do que punitiva, então vejo como positivo o trabalho do Ministério”, disse Lazaroto. 

Conforme o representante dos trabalhadores, no Estado existem pelo menos 8.400 pessoas que atuam em postos de combustíveis. Ainda de acordo com Edson, é importante que os empresários se preocupem com a segurança e  a saúde  dos trabalhadores, pois nessa área existem muitos riscos. 

Edson Lazaroto (esquerda) e o auditor fiscal , Kleber Pereira (direita)

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Carteira de trabalho
Justiça
Justiça do Trabalho registra aumento nos processos por assédio moral e sexual em MS
Pastor e denúncia - Foto: Arte / JD1
Polícia
Novo relato com prints expõe 'investidas' de pastor sobre menor em Campo Grande
Veículo do Conselho Tutelar - Foto: Ilustrativa -
Polícia
Professor em Campo Grande é investigado por assédio a alunas: 'pode pagar de outro jeito'
Polícia Militar atendeu à ocorrência - Foto: Vinícius Santos
Polícia
Agente da Polícia Científica é encontrado morto em casa na região norte de Campo Grande
Deusa da Justiça, monumento no fórum de Campo Grande -
Justiça
Homem que matou padrasto para defender a mãe pega 5 anos de prisão em Campo Grande
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Polícia
Pastor acusado de estupro pede para deixar Conselho de Ética de Pastores de Campo Grande
Irmãs se reencontram após 32 anos em quadro do Luciano Huck em cidade de MS
Comportamento
Irmãs se reencontram após 32 anos em quadro do Luciano Huck em cidade de MS
Na modalidade de veículos para circulação, estão disponíveis 162 motocicletas e 19 automóveis
Geral
Detran-MS abre leilão com 181 veículos para circulação e 66 lotes de sucatas
Paulo Lands e Douglas Alves Mandu atuam em áreas ligadas a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Afastados por denúncias de estupro, pastor e secretário seguirão recebendo da prefeitura
Menina sofria violência sexual -
Interior
Condenado por estuprar enteada tem pena diminuída em MS

Mais Lidas

Cadeia pública - Foto: Ilustrativa / Reprodução
Polícia
Policiais presos em cadeia na Capital enfrentam riscos em contato com detentos comuns
UPA Universitário, onde aconteceu o caso
Polícia
Menina de 9 anos morre em UPA de Campo Grande
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça nega medida protetiva a menina que denunciou estupro de pastor em Campo Grande
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Adolescentes matam aula para encontrar homem e são abusadas sexualmente em Campo Grande