Menu
Menu
Busca quarta, 04 de março de 2026
Gov Dá para chegar lá - Fev25
Geral

Pesquisa diz que 81% dos trabalhadores dependem do INSS para aposentadoria

A Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), divulgou pesquisa sobre a saúde financeira dos trabalhadores

28 maio 2019 - 13h30Rayani Santa Cruz, com informações da assessoria    atualizado em 28/05/2019 às 14h24

A Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) divulgou pesquisa sobre a saúde financeira dos trabalhadores brasileiros, o objetivo é mostrar a importância da educação financeira. De acordo com o levantamento, 81% dos trabalhadores brasileiros dependem exclusivamente do INSS para a futura aposentadoria, enquanto apenas 19% possuem planejamento para alcançar os seus objetivos. 

O indicativo foi realizado em parceria com a Unicamp e o Instituto Axxus. Foram entrevistados dois mil funcionários de cem empresas, dos mais diferentes níveis hierárquicos, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Distrito Federal.

A pesquisa revela ainda que apenas 16% dos colaboradores conseguem pagar suas contas com o remuneramento mensal e planejam seus gastos com antecedência. Por outro lado, 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro, sofrem prejuízos ou não entendem de finanças. Essa soma de fatores pode levar ao endividamento e, na maioria das vezes, essas dívidas impactam diretamente no rendimento do trabalhador.

“Os dados são realmente preocupantes, visto que estamos diante de uma iminente reforma da Previdência Social, onde o trabalhador terá que contribuir por um período maior e apenas o dinheiro do governo não será suficiente. É preciso educar financeiramente os trabalhadores com urgência para que eles tenham mais sustentabilidade financeira no futuro. Além disso, o ganho também é para as empresas, já que uma pessoa saudável financeiramente é muito mais produtiva, assim as empresas devem se precaver implementando a educação financeira como um benefício aos seus colaboradores”, explica o presidente da ABEFIN, Reinaldo Domingos.

Para a Abefin a educação financeira deve ser tratada como parte da responsabilidade social da empresa, beneficiando funcionários, familiares, comunidade e a própria empresa. O suporte pode ser dado com uma  implementação de um programa de educação financeira dando uma estrutura de apoio, amparo e instrução para os colaboradores. Com esse suporte, o profissional aprende a administrar os recursos financeiros que passam por suas mãos e a respeitar o limite de seu padrão de vida.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pastor e denúncia - Foto: Arte / JD1
Polícia
Novo relato com prints expõe 'investidas' de pastor sobre menor em Campo Grande
Veículo do Conselho Tutelar - Foto: Ilustrativa -
Polícia
Professor em Campo Grande é investigado por assédio a alunas: 'pode pagar de outro jeito'
Polícia Militar atendeu à ocorrência - Foto: Vinícius Santos
Polícia
Agente da Polícia Científica é encontrado morto em casa na região norte de Campo Grande
Deusa da Justiça, monumento no fórum de Campo Grande -
Justiça
Homem que matou padrasto para defender a mãe pega 5 anos de prisão em Campo Grande
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Polícia
Pastor acusado de estupro pede para deixar Conselho de Ética de Pastores de Campo Grande
Irmãs se reencontram após 32 anos em quadro do Luciano Huck em cidade de MS
Comportamento
Irmãs se reencontram após 32 anos em quadro do Luciano Huck em cidade de MS
Na modalidade de veículos para circulação, estão disponíveis 162 motocicletas e 19 automóveis
Geral
Detran-MS abre leilão com 181 veículos para circulação e 66 lotes de sucatas
Paulo Lands e Douglas Alves Mandu atuam em áreas ligadas a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Afastados por denúncias de estupro, pastor e secretário seguirão recebendo da prefeitura
Menina sofria violência sexual -
Interior
Condenado por estuprar enteada tem pena diminuída em MS
Paulo Lands é secretário executivo da Secretaria da Juventude
Polícia
Vítima que acusou secretário da Sejuv de estupro recebe mensagens de intimidação

Mais Lidas

Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça nega medida protetiva a menina que denunciou estupro de pastor em Campo Grande
Lua de sangue
Geral
Lua de Sangue: Eclipse deixará a lua vermelha nesta terça-feira
Cadeia pública - Foto: Ilustrativa / Reprodução
Polícia
Policiais presos em cadeia na Capital enfrentam riscos em contato com detentos comuns
Conceito de fé - Foto: Ilustrativa / Jcomp / Freepik
Polícia
Pastor com cargo na prefeitura de Campo Grande é alvo de B.O por estupro de adolescente