Plantação, logística e comercialização. Essas são as principais necessidades da agricultara familiar. Para fomentar este setor, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ciência e Tecnologia (Sedesc), apresentou nesta sexta-feira (2) o programa Rota do Sabor, que é mais uma oportunidade para a agricultura familiar.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ciência e Tecnologia, Luiz Fernando Buainain, representou o prefeito Marquinhos Trad na assinatura do acordo com o objeto da cooperação com a Associação de Moradores da Chácara das Mansões – Associação Comercial e Industrial de Campo Grande – Uniderp Unidade Agrárias), para atender 16 produtores residentes na Chácara das Mansões.
“Com este trabalho nós queremos fomentar a agricultura familiar, produzir para atender a merenda escola e atender a população com produtos de boa qualidade. Temos solo favorável, água, luz e mão-de-obra. Com a ajuda dos professores e alunos da Uniderp Agrárias, vamos produzir o que é preciso com qualidade e a quantidade necessária para o mercado consumidor. Não adianta produzir o que não precisa. Temos que produzir o que vai ser consumido. Para isso, estamos aqui hoje na Chácara das Mansões para passar estas informações para os agricultores”, frisou Luiz Fernando.
O diretor da Uniderp/Agrárias, Fábio Júnior, destacou que a universidade pode ajudar os agricultores com conhecimento. “Nossa proposta é elaborar um projeto que traga bom desenvolvimento para os agricultores da Chácara das Mansões e, posteriormente, para outras regiões de Campo Grande”, frisou.
Presente ao evento, o superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Celso de Souza Martins, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Campo Grande em apoiar a agricultura familiar.
“Este evento simboliza um novo começo do desenvolvimento do agronegócio para Campo Grande. Os agricultores precisam do apoio do setor publico e de novas informações sobre a agricultura. Não se faz agricultura sem logística. Tenho certeza que a comunidade local ficará satisfeita com os resultados deste trabalho, que traz desenvolvimento para cidade. O prefeito Marquinhos Trad e sua equipe estão de parabéns por apoiar a agricultura familiar”, comentou.
Oscarina Pereira Gonçalves mora há 15 anos na Chácara das Mansões. Ela planta pokan, côco, legumes e hortaliças e elogiou o programa. “A gente sempre tem esperança de plantar e vender. Muitas vezes sai da chácara com cinco caixas de pokan e não consegui vender por falta de logística. Não adianta plantar e não poder vender. Com o projeto eu acredito que vai melhorar. Fui convidada pelo Dijalma para entrar no projeto e aceitei. Estou na expectativa de que vai melhorar muito a nossa produção e as vendas dos produtos”, comentou Oscarina.
Durante o evento os produtores assistiram a palestra com o economista e assessor de Planejamento e Projeto da Sedesc, Normann Kalmus; sobre a alimentação escolar, com a superintendente de Alimentação Escolar da Semed, professora Graziella Ribeiro Brun e Linhas de Financiamento para a Agricultura Familiar, com o gerente da Sicoob, Henrique Soares.
O evento contou com a presença do presidente da Associação Comercial, Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro, vereador Vinícius Siqueira, representando a Câmara Municipal de Campo Grande, e presidente da Associação de Moradores da Chácara das Mansões, Dijalma Pereira.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mais de 148 mil armas ainda não foram recadastradas

Pesquisa mostra que o Brasil é o pais mais feliz da América Latina

Defesa de Bolsonaro já está em BrasÃlia com as joias

Curso gratuito de educação financeira está com inscrições abertas na Capital

Lotofácil: Aposta de Ponta Porã acerta os 15 números e leva R$ 286 mil

Janeiro foi o melhor mês em contratações para a indústria desde 2013 em MS

Servidores reclamam de marmitas com inseto e "azedas" no Hospital Regional

JD1TV: Elevador com 11 pessoas despenca 1 andar e três ficam feridos

Novo defensor-geral, Pedro Paulo aponta atendimento "ainda mais efetivo"
