Menu
Menu
Busca segunda, 17 de março de 2025
Geral

Representante de motoristas de aplicativos quer regulamentação

Decisão veio após o TJ recusar ação de motorista que foi banido por fraude

07 fevereiro 2019 - 19h37Marcos Tenório

Contrario ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) o presidente da Associação de Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de MS (Applic-MS), pede a regulamentação da categoria, após motorista ser banido de plataforma.

Após a decisão por unanimidade dos desembargadores da 4ª Câmara Cível, que negou o recurso do motorista que entrou com uma ação após ser banido do aplicativo, sem notificação prévia. Consta nos autos que o autor fez o cadastro na plataforma tecnológica para fins profissionais, momento em que foi disponibilizado a ele o acesso ao aplicativo que viabiliza a prestação de serviço de transporte de passageiros. Algum tempo depois, após denúncias de fraude, o motorista foi descredenciado, sem notificação prévia.

Paulo Pinheiro, presidente da Applic-MS, pede com urgência a regulamentação do funcionamento de aplicativos de mobilidade urbana em Campo Grande, seja assinada pela Justiça.

A Justiça suspendeu em julho de 2018 uma lei municipal que visava regulamentar o funcionamento de aplicativos de mobilidade urbana, como Uber, 99, Urban, VaptVupt , 7AXI, Motora, Rode Ganhe e Chofer, que são os oito aplicativos que estão sendo utilizados na capital.

O sindicalista Paulo Pinheiro, afirmou que através da regulamentação, vai ter como comprovar que o motorista realmente tem um vinculo com a empresa e com isso o aplicativo vai ter que realizar um trabalho para cadastrar só quem realmente precisa.

Paulo ressaltou que a empresa alega "não ter vinculo nenhum com o motorista", ela é uma parceira onde "loca" o aplicativo, para que o condutor tire sua renda e recebe uma porcentagem da corrida.

Foi uma “injustiça com o trabalhador e com a sociedade” a decisão dos desembargadores que alegaram que não houve provas de prejuízo patrimonial, para aplicação da indenização por danos materiais, tampouco danos morais, tratando-se o presente caso de mero aborrecimento resultante da frustração devido à rescisão do contrato sem aviso prévio.

Mas a decisão do juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos estendeu os efeitos de uma liminar em 2017 ao decreto municipal 13.562/2018, baixada neste ano e que estabelecia regras a serem seguidas pelos apps e os motoristas.

Uma das normas que o município tentava colocar em pratica, é que os condutores teriam passar por curso de formação e os veículos deverim ter placas de Campo Grande, pois muitos automóveis são alugados por empresas de outros estados, que os emplacam em suas sedes.

"São cerca de 8 mil motoristas cadastrados em todas a plataformas de mobilidade urbana, que estão sendo utilizadas no estado, e cerca de 80% usam carros locados e, esse dinheiro não fica no município, vai para outros estados, se a regulamentação for assinada, quem ganha é a cidade, o estado", afirma Paulo.

Para o motorista de aplicativo João Pedro Ferreli Severgnini de Oliveira, 21 anos, a decisão dos desembargadores foi correta, pois quem avalia é o passageiro, e todos começam com a nota 5, mas com as corridas, a sua nota pode baixar e você fica na zona de risco, ele firmou “ninguém quer que um motorista ruim fica andando pela cidade”.

João Pedro ainda relatou que o diferencial dos motoristas de aplicativos, é que ele não tem um horário a cumprir e isso faz com que possam conciliar com outro emprego.

Reportar Erro
Gov Transversal - Mar25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fumacê na Capital
Geral
Está na rota? Veja quais os bairros por onde o fumacê passará nesta segunda-feira
Projeto Nossa Energia sorteará geladeira nesta semana no Los Angeles
Geral
Projeto Nossa Energia sorteará geladeira nesta semana no Los Angeles
Foto: Saul Schramm
Geral
Proteção à mulher: Governo de MS firma convênios com TJ e prefeitura da Capital
Plenário do CNJ -
Justiça
Lentidão da Justiça é o maior problema apontado à Ouvidoria do CNJ
Após ficar 22 anos 'sumido', acusado de matar mulher no Nova Lima pede liberdade
Justiça
Após ficar 22 anos 'sumido', acusado de matar mulher no Nova Lima pede liberdade
Loteria
Geral
Apostas para a 'Dupla de Páscoa' começam nesta segunda-feira
Dênis Cleiber Miyashiro e Fabíola Marquetti
Cidade
Fabíola Marquetti e Dênis Miyashiro são reconduzidos na Corregedoria-Geral da PGE
Foto: Renan Maldonado/Google
Geral
Grupo de trabalho estudará melhorias na Perícia Médica Previdenciária em MS
Motoboy -
Justiça
Serviço de motoboys para o MPMS custará R$ 3,6 milhões
ALEMS
Geral
Deputados homenageiam a Ordem Demolay em evento nesta terça-feira

Mais Lidas

O suspeito estava em prisão domiciliar
Polícia
Casal assumiu namoro um dia antes de bebê de 6 meses ser espancado até a morte na Capital
Mulheres da CCR MSVia
Comportamento
Mulheres que movem a BR-163 em MS: histórias de coragem e superação
Bebê de 6 meses morre após ser espancado pelo padrasto em Campo Grande
Polícia
Bebê de 6 meses morre após ser espancado pelo padrasto em Campo Grande
Momento em que pistoleiros fogem
Polícia
JD1TV: Desespero de crianças é flagrado em homicídio no Los Angeles