Menu
Busca domingo, 25 de julho de 2021
(67) 99647-9098
Senai - EAD_senai_graduação
Geral

Riedel fala de gestão empresarial em entrevista

Ele contou um pouco da sua história como produtor rural e deu dicas para obter sucesso na produção

16 março 2019 - 09h28Rayani Santa Cruz

Em entrevista concedida hoje na rádio CBN, o secretário de Governo Eduardo Riedel, falou sobre gestão estratégica e modelo empresarial.

Ele comentou sobre a empresa Sape que existe há 143 anos e está há 75 anos com sua família em MS, quando os pais e avós, vieram de outros estados para produzir e desenvolver atividades na pecuária .

“Estamos vivendo um grande crescimento, temos que pensar que há 50 anos, o Brasil importava alimentos (carne de frango, óleo) e hoje viramos uma potência no setor agropecuário com muito a crescer”. 

Para ele, que ressalta a base de produção diversificada na empresa (grãos, gado de corte, produção de leite, carne de frango, cana-de-açucar), o pecuarista deve pensar em diversidade. Usando, por exemplo, grãos, pecuária, produção de leite para agregar valor ao negócio e utilizar das novas tecnologias para aumentar a produtividade. “Esse conjunto de atividades faz com que o negócio cresça, e podemos produzir milho, soja, com a capacidade de gerir uma e não consumir a outra ou causar prejuízos”.

Riedel explicou que o processo de diversificação da empresa da família veio com o decorrer do tempo, com investimentos feitos entre os sócios da propriedade por mais de 25 anos e crescimento vertical. “Não é rápido, o processo que passamos foi como o de outros produtores, já tínhamos outras bases e a cana-de-açucar veio em um terceiro momento e, em 2012, olhamos para o cenário futuro e entendemos que era necessário agregar mais valor a propriedade”, salientou.

Sobre a preparação para gestão de negócio, ele disse que houve um investimento em capacitação de todos os sócios. “O desafio é preparar os sócios para serem donos, todos tem que ter conhecimentos amplos sobre o negócio”.

Riedel falou que no Brasil o número de produtores é de aproximadamente cinco milhões e isso tende a diminuir e a produtividade aumentar devido a incorporação de tecnologias nas propriedades. Ele fez uma ressalva que o pequeno produtor deve se preparar para o futuro. “Nós valorizamos a nossa tradição, mas se você não inovar a todo o momento o negócio vai parar, numa chamada "cultura empresarial" temos que estar preparados e a todo o momento”.

Gestão estratégica política

Questionado, o secretário disse que gestão política é diferente de gestão empresarial. Para ele, o leque é maior devido o envolvimento com o público, com a sociedade que muitas vezes carrega o peso das várias ineficiências do poder público que se arrastam há anos. 

“O princípio da boa governança é fundamental, procuramos fazer os contratos de gestão, definição de metas por áreas com clareza em cima de objetivos, liderança de pessoas que tendem a fazer a diferença como os 54 mil servidores públicos que temos em MS”.

“A política é muito dinâmica e precisamos focar nos resultados”, finalizou o Eduardo Riedel.

Cruzeiro do Sul - 44 anos

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Confira os links de acesso para ver os shows em casa neste sábado
Geral
TJMS anuncia leilão de 77 lotes de veículos
Geral
'Jantar eleitoral': A nova tentativa de golpe com nome de Geraldo Resende
Geral
Idoso sai para ir ao dentista e desaparece em Campo Grande
Geral
Atriz pornô deixou gravação após diretor sugerir cena com cruz
Geral
Governo ajudará a achar solução para perdas com geada
Geral
Murilo segue internado em SP
Geral
Será liberado mais um acesso ao Parque dos Poderes neste sábado
Geral
Joice Hasselman acorda em poça de sangue e diz não saber o que houve
Geral
TJ-MS irá digitalizar 100% dos processos físicos até setembro

Mais Lidas

Polícia
Mãe e filha são ameaçadas e têm carro riscado ao pedir para vizinha abaixar o som
Polícia
Pais são presos suspeitos de torturar, abusar e matar filho de 1 ano
Polícia
Funcionária esquece cartão em sacola de roupas e cliente gasta R$ 856
Polícia
Atirador em gol rebaixado faz uma vítima no Moreninhas III