O nível do Rio Taquari voltou a subir e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu alerta para o município de Coxim, com potencial para causar alagamentos e desabrigar famílias nas próximas 24 horas.
Conforme os dados da Sala de Situação do Imasul foram registrados 36,2 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na região, o que elevou rapidamente o nível do Rio Taquari. Às 7h30 de hoje (09) a cota estava em 475 cm, mas subiu em média de 4,25 cm/h chegando a 492 cm às 11h30.
Os acumulados de chuva aliados aos números desta manhã indicam para a tendência de alta do Rio, que pode atingir a cota de Emergência (500 cm) nas próximas horas. Na altura em que está o Rio já iniciou o processo de invasão as águas nas instalações lindeiras ao seu curso.
O alerta foi emitido do Imasul para a Defesa Civil estadual e municipal às 11h30 de hoje e é válido para as próximas 24 horas. O histórico recente histórico de chuvas no município e o solo já bastante encharcado facilita a ocorrência de enchentes e consequentemente de danos materiais e risco à integridade humana.
A Sala de Situação do Imasul monitora os leitos dos principais rios do Estado em 12 pontos e informa a Defesa Civil sempre que o nível supera o limite considerado de alerta ou emergência. Além da Sala de Situação, a Semagro dispõe de outro importante instrumento para orientar o poder público e a população em geral sobre mudanças bruscas no clima e tempo: o CEMTEC (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







