A Suzano,com apoio da UEMS, Governo do Estado e o Sistema S oferta programas de formação técnica que visam preparar a população local para as oportunidades geradas pelo novo polo industrial. Desde 2021, o número de estudantes matriculados na educação profissional em Ribas do Rio Pardo saltou de 89 para 736, segundo dados do Poder Público.
“A Suzano acredita que a educação é a melhor ferramenta para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua. Por isso, alinhado ao nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, investimos em parcerias que fortaleçam a educação e a formação profissional em Ribas do Rio Pardo, contribuindo de forma concreta para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos”, destaca Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.
Gleika Conceição, 34 anos, atua na área de abastecimento de mudas e é uma das alunas da primeira turma do curso superior de Tecnólogo em Silvicultura, fruto de uma parceria da Suzano com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). “É um curso gratuito, com professores muito atenciosos. É puxado para quem trabalha o dia todo, mas é o esforço que vale a pena. Para mim é muito importante fazer parte desta transformação que Ribas está passando. Hoje as pessoas não precisam mais sair daqui para buscar oportunidade. O setor florestal está crescendo e abrindo portas para todos”, relata.
Hélio Rodrigues, 35 anos, também atua na área de Silvicultura da Suzano e mudou-se para Ribas do Rio Pardo há pouco mais de um ano e meio. Com 12 anos de atuação no setor florestal, ele avalia que o cenário atual representa um marco na trajetória de quem escolheu crescer com a empresa. Natural de Mato Grosso, ele e a família acreditam muito no potencial da região e um dos diferenciais encontrados é ter formação de qualidade à disposição. “Ter um curso superior na porta de casa é uma oportunidade única, são raras as cidades do porte de Ribas que têm oportunidades. Para mim, esse conhecimento que nos liberta e abre caminhos para o crescimento dentro de um setor que só tende a se fortalecer”, afirma.
Um dos principais marcos dessa evolução é o Itinerário Formativo em Florestas, definido pela Secretaria de Estado de Educação (SED) em parceria com a Suzano, com base na estrutura disponível e na vocação de cada município. A iniciativa permite que os estudantes escolham trilhas de formação alinhadas às demandas locais e aos seus próprios interesses. No modelo alinhado ao Novo Ensino Médio, os estudantes escolhem, no ato da matrícula, uma área de aprofundamento de acordo com suas afinidades e interesses profissionais.
Em paralelo, a empresa desenvolve o projeto Estratégia de Educação da Suzano, que atua na promoção da jornada educacional e na preparação para o mercado de trabalho, com potencial de beneficiar cerca de 2.350 adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. A iniciativa contempla ações para garantir a permanência e conclusão da educação básica, além de promover a inclusão produtiva por meio do acesso ao ensino técnico, programas de aprendizagem, estágios e oportunidades de emprego.
Polo de qualificação
A expansão das oportunidades de emprego também se reflete em investimentos de infraestrutura. Um dos principais exemplos é o novo Centro Integrado Sesi Senai (CISS). Com investimento inicial de R$ 58,5 milhões da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), o CISS está sendo construído em uma área de 6,1 mil metros quadrados às margens da BR-262 e reunirá, em um único espaço, ensinos fundamental, médio, técnico e superior, com foco na formação cidadã e na preparação para o mercado de trabalho.
Previsto para ser concluído em 2026, o CISS está em fase avançada de obras e, quando concluído, terá potencial para atender até 850 alunos do Sesi e até 1,3 mil alunos do Senai. A Escola Sesi já funciona em estruturas temporárias com salas de aula climatizadas em contêineres modulares, com capacidade para atender até 180 alunos do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Riedel inaugura novo prédio da Saúde Digital em Campo Grande

Tem coragem? Cinemark dá ingresso para quem usar cueca por cima da calça

STJ nega obrigatoriedade de meia-entrada para estudantes em parques aquáticos

Lote do lado paraguaio da Rota Bioceânica entra em fase de consolidação de estruturas

Cozinheira que sofreu queimadura no trabalho não terá direito a indenização

Projetos com novos limites de gastos da prefeitura chegam à Câmara Municipal

STJ mantém prisão preventiva de homem acusado de matar desafeto em Três Lagoas

Senai abre vagas para cursos técnicos a estudantes do ensino médio em MS

Primeiro alistamento militar feminino tem mais de 500 candidatas em MS
