Na última quinta-feira (3) o encontro com o tema “Governança Multinível e Políticas Públicas Descentralizadas”, promovido pelo TCU e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), foi realizado no Tribunal de Contas da União em Brasília.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, é uma das dez Cortes de Contas do País selecionadas para integrar o projeto, que visa implementar, em nível de União, Estados e Municípios, boas práticas de governança recomendadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em áreas estratégicas como Saúde e Educação. Pelo TCE-MS, o diretor de inspetoria, Gláucio Hashimoto, representou no evento o conselheiro e vice-presidente, Ronaldo Chadid.
Além do TCE-MS, o encontro reiniu os dirigentes e gestores de Tribunais de Contas dos estados do Paraná (PR), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS), Bahia (BA), Paraíba (PB), Ceará (CE), Tocantins (TO) e Pernambuco (PE). Todos envolvidos com o projeto "Aperfeiçoamento de Políticas e Programas Públicos Descentralizados: Auditorias baseadas em Resultados", realizado em conjunto com a OCDE.
Na abertura feita por meio de vídeo conferência por Dorothée Allain Dupré (Chefe de Unidade no Centre for Entrepreneurship da OCDE) e Paolo Veneri (Chefe da Unidade Regional de Análise e Estatística da OCDE), foi abordado aos participantes sobre as perspectivas da Organização sobre a descentralização.
Na programação foi debatido, também, sobre o novo projeto do TCU para fortalecer políticas descentralizadas através de auditoria orientada a resultados. O vice-presidente de Relações Institucionais do Instituto Rui Barbosa (IRB) e conselheiro do TCEMG, Sebastião Helvécio, falou sobre os indicadores de descentralização e efetividade e a importância dos Tribunais no controle das contas de governo.
Os participantes discutiram, ainda, sobre os principais desafios do Brasil nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento. Também foram avaliadas políticas públicas e feita uma análise do impacto regulatório, mostrando a experiência do Governo Federal em relação à melhoria da governança pública.
OCDE - Com sede em Paris, é uma organização internacional composta por 34 países, cujo objetivo é promover políticas que visem o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. O combate à corrupção e à evasão fiscal são alguns dos temas que fazem parte da agenda da instituição, que já obteve resultados positivos em alguns países nesta área.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Evento foi realizado no Tribunal de Contas da União em Brasília (Divulgação)


